Artista debatem propostas de política cultural

 Apoio à arteducação, pontos de cultura e difusão da cultura maranhense pela comunicação estão entre as propostas que serão apresentadas ao candidato de oposição Flávio Dino

 Artistas, militantes e gestores culturais participaram de encontro este sábado (12/abril) para debaterem propostas que serão apresentadas à coligação liderada por Flávio Dino, que disputará o governo do Maranhão este ano. O texto discutido no encontro, fruto de debates anteriores, aponta que houve avanços na política cultural em âmbito federal, com a criação do Sistema Nacional de Cultura, da realização de Conferências Nacionais de Cultura, e implantações dos Pontos de Cultura e do Vale Cultura. No entanto, faltam avanços no estado.

O documento sugere a implantação de Centros de Referências da Diversidade Cultural em municípios acima de 50 mil municípios no Maranhão. O documento também defende o apoio à formação de novos artistas, bem como de qualificação continuada de artistas que já estão na ativa.

Durante o evento, o poeta e músico Joãozinho Ribeiro, que já foi secretário de Cultura durante a gestão de Jackson Lago, defendeu a criação de uma Fundação de Educação e Arte, que funcione no Convento das Mercês. Joãozinho também defendeu a compra de livros de autores maranhenses pelas escolas do estado, como forma de incentivar a produção já existente.

Após uma fase inicial, com debate e apresentações culturais, o debate foi dividido em grupos. Em um deles, “Cultura e Mídias Livres”, foi debatida a necessidade de maior difusão da cultura maranhense nos canais públicos, como rádios Timbira e Educadora, além da TV Brasil, que possui redação em São Luís.