Sessão especial na Alba comemora 30 anos do MST

Na última quinta-feira (10/04), foi realizada uma sessão especial em homenagem aos 30 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo, em Salvador. O evento reuniu integrantes de diversos segmentos em defesa da Reforma Agrária e da luta de classes, além da secretária de Política para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, a diretora do MST estadual, Lucinéia Durões, entre outros.

Proponente da sessão, a deputada Luiza Maia afirmou que “o MST é parte da luta contra o autoritarismo e a ditadura”, fazendo uma associação ao processo para superação do regime militar no Brasil. Na ocasião, Luiza ainda homenageou a representante do MST, Lucinéia Durões, com um buquê de flores.

Já Lucinéia Durões afirmou que para o MST manter a caminhada precisou de muita coragem, uma vez que a classe trabalhadora teve negado o direito à “palavra” por muitos anos. “A luta pela terra e transformações sociais é o nosso lema. O desafio de conquistar terras livres continua”, declarou.

Oriunda do movimento, a secretária Lúcia Barbosa representou o governador Jaques Wagner no evento e ressaltou a importância da organização para o processo de conquistas de políticas públicas vivenciadas pela população brasileira. “É uma justa comemoração que marca a trajetória do MST nas tantas lutas, resistências, conquistas e compromissos permanentes com a transformação social do país. Fica na memória e no coração a bandeira que impulsionou, em 1984, todas as marchas em busca do desenvolvimento nacional com justiça social, pensando na dignidade humana”, disse.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências