Chefes militares da China e EUA realizam encontro em Pequim

O ministro da Defesa da China, Chang Wanquan, recebeu na manhã desta terça-feira (8) o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, em Pequim.

Chang Wanquan afirmou que os dois lados se esforçam para impulsionar estávelmente e firmemente a construção do novo modelo das relações dos países gigantes, o que corresponde os interesses comuns dos dois países, e também é favorável para a estabilidade da região da Ásia-Pacífico e Mundo.

Chang Wanquan avaliou positivamente os progressos importantes obtidos pelos militares chineses e norte-americanos a partir do ano passado. Ele apontou que os dois lados devem reforçar os diálogos, respeitar mútuamente os benefícios fundamentais, aprofundar os intercâmbios dos exércitos de dois lados e solucionar adequadamente as divergências, a fim de promover o desenvolvimento saudável e estável das relações militares.

Hagel apresentou em nome do governo norte-americano a solidariedade aos 154 passageiros chineses no voo MH370 e agradeceu a China pelo convite de visita ao porta-aviões "Liaoning". Ele espera que ambas partes reforcem as cooperações para enfrentar os grandes desafios. Hagel avaliou positivamente a tendência do desenvolvimento das relações militares dos dois países e salientou que os EUA vão apoiar o desenvolvimento do novo modelo das relações militares com China e ampliar as áreas das cooperações. Ele ainda espera que dois lados reforcem as parcerias na assistência humanitária e no combate aos piratas.

Ambas partes trocaram opiniões sobre questões internacionais e regionais. Na ocasião, Chang Wanquan demonstrou a oposição aos EUA pela aprovação da proposta que prevê a venda de armas para Taiwan. Ele ainda pediu ao governo norte-americano para corrigir os erros nas questões sobre Ilhas Diaoyu e Mar do Sul, a fim de manter a paz e estabilidade regional.

Fonte: Rádio Internacional da China