Comissão eleitoral ratifica vitória de comunista em Novossibirsk

A comissão eleitoral da cidade de Novossibirsk, na Sibéria, ratificou nesta segunda-feira a vitória do candidato do partido Comunista da Federação Russa (PCFR), Anatoli Lokot, nas eleições para a prefeitura, com 43,7% de votos.

Segundo a presidenta do organismo regional, Olga Blago, a comissão proclamou a validade das eleições realizadas neste domingo (6), nas quais Lokot foi eleito como prefeito, comunicou em coletiva de imprensa.

A disputa pela prefeitura de Novosibirsk foi uma das mais acirradas a nível municipal na Rússia, com a disputa de cerca de 10 partidos e 11 candidatos. A luta final centrou-se em Lokot, pelo PCFR, e no aspirante Vladimir Znatkov, do governamental Partido Rússia Unida.

O opositor Ilya Ponomariev, deputado da Duma estatal pelo partido Rússia Justa, foi eliminado da lista de candidatos em plena campanha eleitoral pela prefeitura, vaga desde janeiro.

Com mais de 1,475 milhão de habitantes, Novossibirsk é a terceira cidade mais povoada da Rússia e principal centro científico, financeiro, industrial e cultural da Sibéria.

A organização não governamental Golos, defensora dos direitos dos eleitores neste país, assegurou em um comunicado que a votação realizada neste último domingo ocorreu dentro da legislação sem nenhuma pressão do aparelho administrativo e validou a contagem das cédulas.

O secretário geral do conselho do Rússia Unida, Serguei Neverov, declarou nesta segunda-feira que as eleições foram transparentes, com forte participação e, ao final, os cidadãos fizeram sua escolha.

Fonte: Prensa Latina