Celebrações marcam reconhecimento do legado de Hugo Chávez

Neste sábado (5), com vários eventos de comemoração, o povo venezuelano lembrou o legado do comandante bolivariano Hugo Chávez. Durante as atividades, o povo externava sua afeição pelo gigante que deixou um legado de luta pela inclusão dos mais pobres e pelas consolidação de uma pátria livre e justa. 

Foto: Archivo/TeleSur

As homenagens também ocorreram nas redes sociais através da hashtag # A13MesesDeTuSiembra. "Nós temos a obrigação de preservá-la [Revolução Bolivariana] como um tesouro para as gerações futuras…", escreveu um venezuelano no twitter.

Durante uma reunião com governadores e prefeitos, nesta sexta-feira (4) no Clube Militar, em Caracas, o presidente Nicolás Maduro , disse: " O comandante Chávez chegou aqui com um novo método, um novo conceito e uma nova espiritualidade, governar o povo e para o povo, pelo povo " .

Ele falou sobre as homenagens do povo revolucionário e lembrou que, na tarde deste sábado (5), haverá uma salva de tiros no Cuartel de la Montaña, momento em que o comandante foi para o seu descanso eterno em 05 de março de 2013 .

Maduro ainda ressaltou que o legado do líder revolucionário é marcado pelo seu projeto de pátria, a promoção de programas sociais para a erradicação da pobreza e da fome e consolidar o socialismo do século XXI . "Hoje a Venezuela é livre de analfabetismo", comemorou.


Legado

De acordo com dados apresentados pelo ministro da Educação, Hector Rodriguez , o investimento social na Revolução Bolivariana tem sido mais de 600 milhões de dólares.

Ele indicou que graças ao legado do comandante, pelo menos 94,6% da população é alimentado três vezes ao dia, graças à Missão Alimentar implementado pelo líder da Revolução Bolivariana. Este programa social só em 2012 distribuiu 18 milhões toneladas de alimentos, beneficiando mais de 17 milhões.

Em 2001, 33% das famílias viviam na pobreza e 11% em extrema pobreza. Em 2011, o primeiro número caiu para 24,57%, enquanto a pobreza extrema caiu para 6,97%. Apenas 387.000 idosos beneficiaram de pensões para 1998. Em 2014 , ele tem dois milhões de 537 000 868 pensionistas aprovou o salário mínimo.

Na Missão Barrio Adentro serviu 780 milhões de consultas em nove anos (2004-2013) , com mais de um milhão 700 mil vidas salvas até maio de 2013 e mais de 10 mil unidades de saúde em todo o país .

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura declarou o território da Venezuela livre de analfabetismo em 2005. Mais de um milhão venezuelanos foram ensinados pela Missão Robinson. 

Da Redação
Com informações da TeleSur e da AVN