Região Metropolitana e possiveis soluções de problemas comuns
Publicado 10/10/2013 13:05 | Editado 04/03/2020 17:21
A equipe da Superintendência de Articulação Metropolitana de Palmas visitou nesta terça-feira, 08, o subprefeito do distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, Rogério Tonaco. Na ocasião foi discutido o projeto de lei estadual de criação da Região Metropolitana de Palmas (RMP), articulação de ações integradas visando benefícios para a Capital e Porto Nacional, com destaque para a questão dos resíduos sólidos e preservação ambiental, plataforma modal, entre outros.
O superintendente de Articulação Metropolitana, Davis Miranda, apontou os pontos mais polêmicos da proposta do RMP e assinalou possíveis soluções. “A iniciativa da proposição é louvável e necessária, agora é preciso que a Assembléia Legislativa amplie o debate com os municípios abordados na proposta. Precisamos de mais espaços de discussão e tempo para análise do projeto’’, ressaltou Miranda.
Ainda na oportunidade foi discutida a necessidade de uma discussão entre os municípios para que haja maior participação nas ações da futura RMP, além de ações integradas nas políticas públicas que tratam do modal de transporte, bem como a participação do CI-Lago nas discussões sobre a região.
Entre os outros pontos que também foram mencionados esteve a composição do conselho de desenvolvimento da RMP, a origem dos recursos do fundo de desenvolvimento e os critérios para a quantidade de municípios integrantes da região metropolitana. O encontro foi considerado importante e ficou acordado que é preciso haver uma discussão mais específica para que todos tenham suas participações frente às decisões.
Portal Palmas