Desemprego no DF sobe de 12,1% para 12,3% em agosto

Dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF). Índice de desocupação é mais que o dobro do nacional, que é de 5,3%. Dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF). Índice de desocupação é mais que o dobro do nacional, que é de 5,3%.

O índice de desemprego no Distrito Federal subiu de 12,1% para 12,3% em agosto, em comparação com julho, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF). Durante o período, o número de pessoas sem emprego subiu de 177 mil para 180 mil.

A taxa de desemprego no DF é o dobro do índice nacional. Nesta quinta-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a taxa de desocupação no país é de 5,3%, menor índice desde dezembro de 2012, quando número chegou a 4,6%.

Segundo a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), a alteração no índice ocorreu por crescimento da população economicamente ativa – de 1,467 milhão para 1,471 milhão. O número de ocupados permaneceu o mesmo, com 1,290 milhão de postos de trabalho preenchidos.

De acordo com o levantamento, o setor de indústria e transformação apresentou aumento de 2,2% no número de empregados. Na construção o aumento foi de 1,2% e no setor de serviços, 0,1%. O pior desempenho foi no setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com redução de 1,2%.

Em comparação com agosto de 2012, o número de desempregados caiu. No mesmo período do ano passado, a pesquisa apontou que 12,6% da população economicamente ativa estava sem trabalho.

De acordo com a Codeplan, foram gerados 20 mil empregos nos últimos 12 meses. O PED é realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade-SP), Codeplan e Secretaria do Trabalho do DF.