SSA: Espetáculo apresenta universo LGBT na Lapa

O espetáculo Casulo: uma intervenção trans…, que estreou em abril deste ano, em Salvador, retorna à Lapa, centro da cidade, para mais uma apresentação na sexta-feira (27/9), às 20h, com entrada gratuita. A apresentação integra o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC), que acontece até o dia 29 deste mês.

A peça, que apresenta o universo simbólico da população LGBT, tem concepção, direção e encenação do ator Ângelo Flávio e realização da Cia Teatral Abdias do Nascimento (CAN). Para Ângelo, há um significado especial nesta apresentação, pois “há uma alegria em fazer parte desta programação, mas a alegria maior é poder levar o FIAC até a Lapa, é poder compartilhar arte e reconhecimento artístico com os transeuntes desse lugar, onde a maioria nem sabe da existência deste festival, agradeço ao festival pelo reconhecimento e sensibilidade política e cultural”. 

Na fábula, Zsolo, um cantor de rock viril, se apaixona pelo seu companheiro de trabalho, o músico Dhila. No entanto, o parceiro diz que a única forma dele ter seu amor correspondido é se ele se transformar em mulher. Zsolo atende ao pedido e se transforma na travesti Marion, causando no parceiro estranhamento e espanto, despertando, assim, a dialética da estranheza que o universo LGBT causa na sociedade.

Segundo a produção do espetáculo, para desenvolver o roteiro, foram realizadas pesquisas de campo e análise de conteúdo midiático sobre a população LGBT. Também foi realizado um levantamento através de entrevistas, fotografias e filmagens nos pontos de prostituição noturna da cidade de Salvador, das casas noturnas e dos profissionais da área temática.

“Um dos objetivos do espetáculo é despertar o sentimento de cidadania e respeito às diferenças, é dar visibilidade ao discurso da população LGBT, por isso, o lúdico vem acompanhado do verídico,” afirma Ângelo Flávio.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Correio Nagô