Sem categoria

Vital Nolasco: Avançar na luta

O socialismo é o rumo, o fortalecimento da nação é o caminho. Está foi à síntese do nosso programa socialista no 12° congresso.
Por Vital Nolasco*

Esta síntese parte de uma análise do desenvolvimento do capitalismo, o aprofundamento de suas contradições, sua crise crônica e a impossibilidade do mesmo de enfrentar e resolver os graves problemas da humanidade. Pelo contrario só traz o agravamento dos mesmos. Como bem apontam as teses. Cada vez mais aumenta à instabilidade a ameaça de guerra, a fome e o desemprego de milhões de seres humanos. Principalmente a juventude que se vê sem perspectivas de futuro. Além da degradação do meio ambiente.

O imperialismo procura jogar sobre os trabalhadores e os povos o ônus da crise, que seja degradando as relações de trabalho, retirando direitos e conquistas sociais dos trabalhadores, saqueando as riquezas das nações, por mecanismos como a guerra cambial e outros.

Diante deste quadro não existe outra perspectiva para humanidade a não ser construção de um regime mais avanço para superação do capitalismo. O socialismo.

A partir desta constatação o partido à luz do marxismo define do ponto de vista teórico seus objetivos estratégicos quanto à necessidade da tomada do poder político pelo proletariado e as forças avançadas. Tendo como instrumento o Partido comunista, que tem a missão de dirigir o proletariado rumo ao seu objetivo, de construção do Socialismo.

Ao se definir pelo socialismo o Partido se difere de todos outros, se coloca como revolucionário. Isto não significa uma autoafirmação, mas a convicção de que o proletariado necessita de um instrumento que possa dirigir sua luta rumo a transformações profundas na sociedade.

Mas não basta ter o objetivo é necessário definir os caminhos levando em conta correlação de forças, no âmbito internacional e nacional. É bom frisar que ainda estamos na defensiva estratégica, embora tenha havido avanços. Mas apesar da crise o imperialismo ainda mantém sua hegemonia política e ideológica e sobre tudo Militar.

Considero um grande avanço teórico do Partido a formulação de que é necessário atuar no curso dos acontecimentos levando em conta a correlação de forças sem artificialismo, promover a mais ampla unidade das forças progressistas e acumular forças para alcançar nossos objetivos.

Ao realizarmos o 13° congresso se faz necessário dar um balanço na trajetória da luta de classes no nosso País, analisarmos se houve avanços e quais foram, em que grau e Medida, nosso partido contribuiu e como nos inserimos na luta política na luta teórica e nas lutas de massas.

*Vital Nolasco é Membro do comitê central do PCdoB.