Santos e Mujica se reúnem para falar sobre processos de paz
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou que irá se reunir com seu homólogo uruguaio, José Mujica, para tratar de “muitos temas”, na próxima segunda-feira (23), em Nova York, onde se celebra a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Os mandatários devem discutir o processo de paz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e uma possível abertura de diálogo com o Exército de Liberação Nacional (ELN).
Publicado 21/09/2013 11:51
Em entrevista para a emissora colombiana RCN Rádio, Santos disse que “o objetivo dessa reunião com o presidente Mujica é discutir tudo o que foi conversado com o governo cubano e com as Farc, quando ele esteve em Havana”.
O presidente da Colômbia afirmou que há muitos temas que quer discutir, mas não entrou em detalhes, segundo informações da agência EFE.
Uruguai pode sediar processo de paz do ELN da Colômbia
Governo da Colômbia quer iniciar logo o diálogo de paz com ELN
Especula-se que há uma possibilidade de que Mujica participe dos diálogos de paz que o governo colombiano pretende iniciar com o ELN. Sobre isso, Santos disse na entrevista que “há avanços” que irão se desenvolver “sobre sigilo”. No entanto, ele também não descartou a possibilidade do Uruguai ser a sede do processo de paz com a guerrilha: “Se o Uruguai vai ser ou não a sede, temos que ver, ainda não discutimos esse assunto”, disse Santos.
O presidente colombiano descreveu Mujica como “uma pessoa que tem os pés no chão” e que sempre demonstrou total respaldo às conversações de paz com as Farc, que já duram 10 meses, na capital cubana.
Da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias.