Cuba ratifica cooperação com Conselho de Direitos Humanos

Cuba reafirmou na sexta-feira (20) o compromisso de cooperar com o Conselho de Direitos Humanos e avaliou de forma positiva os resultados de seu Exame Periódico Universal (EPU), assim como o reconhecimento recebido por seus esforços e vitórias neste tema.

“O exercício permitiu mostrar as experiências e as boas práticas de Cuba, diante dos desafios que o país enfrenta na luta pela plena realização de dos os direitos”, declarou o vice-procurador-geral da República, Rafael Pino Bécquer, que informou ainda que Cuba aceitou 230 recomendações recebidas.
“Muitas delas já foram cumpridas, se encontram em processo de implantação ou formam parte das prioridades do governo e do povo cubano”, disse.

O funcionário expressou sua satisfação pelo reconhecimento da grande maioria das delegações a respeito dos esforços cubanos na cobertura universal e gratuita dos sistemas de saúde e educação, assim como na cooperação em ambos os setores.

Segundo Bécquer, Cuba dá a maior importância não só para a proteção, mas também a promoção do direito a liberdade de expressão e de reunião, os quais têm respaldo constitucional.

“Estamos orgulhosos da obra da Revolução que permitiu, por primeira vez na nossa história, que todos os cubanos e cubanas desfrutassem plenamente de seus direitos humanos”, concluiu o chefe da delegação cubana ao informe final da EPU.

Da redação do Vermelho,
Com informações do Cuba Debate