Câmara: Comissão aprova PL que cria profissão de Educador Social

Uma importante vitória na luta pela regulamentação da profissão de Educador Social. O projeto de lei 5346/2009, de autoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que cria a profissão de Educador Social, foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (14/12), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A matéria, que segue agora para a Comissão de Trabalho e a Comissão de Constituição e Justiça, beneficia dezenas de milhares de educadores sociais atuantes em todo o Brasil.

“A Comissão de Educação aprovou, por unanimidade, o mérito do projeto, reconhecendo a justiça da luta dos educadores sociais pela regulamentação da sua profissão”, comentou o deputado Chico Lopes.

“É uma medida importante, um grande passo para que futuramente tenhamos a transformação dessa matéria em lei”, acrescentou o parlamentar.

Chico Lopes destaca que a profissão possui profundo caráter social e engloba os profissionais envolvidos em atividades educativas fora do âmbito escolar tradicional, beneficiando, por exemplo, pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social, violência e exploração física ou psicológica.

"Uma vez que a o projeto se transforme em lei, haverá um grande e concreto benefício para milhares de brasileiros que já atuam como educadores sociais e passarão a ter sua profissão reconhecida formalmente", destaca Chico Lopes.

“É também um incentivo a que mais pessoas se dediquem a essa profissão, de importância fundamental para uma sociedade melhor”, acrescenta o autor do projeto.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes – PCdoB-CE