Olinda tem agenda cheia nesta Páscoa
O Sítio Histórico de Olinda foi transformado em um grande centro de celebrações da Semana Santa desde a última sexta-feira (15/04). Festejos seguem até o domingo de Páscoa (24). Além das tradicionais missas, procissões, bênçãos e vigílias, a Prefeitura Municipal de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura, promove o espetáculo Cenas de Cristo, dirigida e encenada por José Pimentel, que encanta multidões no palco montado em frente à Igreja do Carmo.
Publicado 20/04/2011 09:06 | Editado 04/03/2020 16:57
A 2ª Exposição de Artistas Contemporâneos na Arte Sacra aproveita o ensejo da data para mostrar obras de J.Calazans, Tarcísio Andrade, Tiago Amorim, Emmanuel Sacramento, Francisco Neves, Di Farias, Geraldo Andrade e Rica Maranhão.
Cada artista traz duas obras que serão expostas no Instituto Histórico de Olinda (Av.Liberdade, 214, Carmo, em frente à Praça da Preguiça), de 16 a 30 de abril. Os trabalhos poderão ser vistos de terça a domingo, das 9 às 11h e das 14h30 às 18h e a entrada é franca.
AGENDA DAS IGREJAS
Além de espetáculos e exposição de arte, celebrações tradicionais católicas como missas, procissões, bênçãos e vigílias trazem uma das mais importantes datas do calendário cristão para uma das cidades com maior concentração de igrejas católicas no Brasil, fazendo a Paixão de Cristo de Olinda uma das mais importantes do Estado. Os eventos são organizados juntamente com a Arquidiocese de Recife e Olinda e conta com a parceria da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).
A Procissão dos Passos abre a agenda, levando um andor carregando Jesus Cristo e outro Nossa Senhora. O cortejo faz cinco paragens nas chamadas estações: são casas, com fachadas propiciamente decoradas com rendas e bordados brancos, de onde seus moradores lêem passagens da Bíblia que comentam a Via Sacra. No largo do Amparo, ambos os andores se encontram e seguem juntos até a representação das três quedas de Jesus na Rua de São Pedro.
A procissão do Senhor Morto, por sua vez, conduz o esquife com a imagem de Cristo morto coberto por um pálio (pano) branco, seguido pelos andores de São João e Santa Maria Madalena. No domingo de Páscoa encerra-se a programação com a Procissão da Ressurreição. O evento, que ocorre às 6h, desperta a cidade com salva de fogos e cânticos, anunciando o ponto mais esperado das festas cristãs.
Procissão do Senhor Morto em Olinda (2009).
Foto: Passarinho/Pref.Olinda
CONFIRA A AGENDA COMPLETA DA SEMANA SANTA EM OLINDA
Quinta-Feira (14/04)
Igreja da Sé
Procissão do Encerro: saída da Igreja Matriz de São Pedro Mártir para a Igreja da Sé, às 19h, encerra às 21h (Percurso: 27 de Janeiro, São Bento, Ribeira, 4 Cantos, Amparo, Saldanha Marinho, Sé)
Sexta-Feira (15/04)
Igreja da Sé
Procissão dos Passos: saindo da igreja da Sé para a igreja de São Pedro Mártir, sai às 16h (Percurso: Sé, Saldanha Marinho, Largo do Amparo, Ribeira, Prefeitura, São Pedro)
Domingo de Ramos (17/04)
Igreja da Sé
Procissão dos Ramos: saída do Colégio Sagrado Coração de Jesus, no Amaro Branco para o Convento dos Franciscanos promovidos pelo Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Olinda, às 7h.
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Procissão às 17h saindo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda, em direção à Matriz de Nossa Senhora de Guadalupe, onde haverá a solene Celebração Eucarística às 17h30.
Segunda-Feira Santa (18/04)
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Confissões durante a tarde e Celebração Penitencial ás 19h30. Igreja do Guadalupe
Terça-Feira Santa (19/04)
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Confissões durante a tarde e Caminhada das 7 (Sete) Palavras de Nosso Senhor na Cruz, às 19h30,saindo da Matriz de Guadalupe em direção à Capela de Santa Clara no Bairro dos Bultrins.
Quarta-Feira Santa (20/04)
Procissão do Fogaréu
Sai às 20h30. Percurso: Mercado Eufrásio Barbosa (saída), Varadouro, Igrejas de São Sebastião, Mosteiro de São Bento, Igreja de São Pedro, Igrejas de N. S. do Carmo, do Bonfim, do Amparo e Igreja de São João dos Militares.
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Confissões durante a tarde e Celebração Eucarística às 19h30.
Quinta-Feira Santa (21/04)
Igreja da Sé
Bênção dos Santos Óleos: às 9h
Missa da Ceia do Senhor: Lava pés às 19h
Liturgia da paixão: às 15h
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Celebração da Santa Ceia às 17h. Igreja de Guadalupe
Sexta-feira Santa (22/04)
Igreja da Sé
Procissão do Senhor Morto: às 16h, saída da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Olinda (Convento de São Francisco), percorrendo as ruas do Sitio Histórico e retomando ao convento dos Franciscanos de Olinda (Percurso: Ladeira de São Francisco, Alto da Sé, Saldanha Marinho, Largo do Amparo, R do Amparo, 13 de maio, Prefeitura, 27 de Janeiro, Praça do Carmo retornando ao Convento de São Francisco).
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Via Sacra às 5h, saindo da Matriz de Guadalupe, caminhando pelo Amparo e Bonsucesso, encerrando de volta na Matriz,e às 15h Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo
Sábado de Aleluia (23/04)
Igreja da Sé
Vigília Pascoal: às 20h
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Celebração da Vigília Pascal às 20h
Domingo de Páscoa (24/04)
Igreja da Sé
Procissão do Senhor Ressuscitado: às 6h, saindo da Venerável Ordem de São Francisco de Olinda (Convento de São Francisco) fazendo um percurso inverso ao da Procissão do Senhor Morto e retornando ao seu local de saída. Percurso: Av, Liberdade, 27 de janeiro, Prefeitura, São Bento, 13 de Maio, Rua do Amparo, Saldanha Marinho, Sé.
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Celebração Solene às 19h30.
Fonte Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Olinda