Mandato Eliana Gomes realiza rodas de conversa com mulheres

Utilizando a metodologia da roda de conversa o mandato da vereadora Eliana Gomes (PCdoB) adentrou por diversos cantos de Fortaleza e foi discutir com mulheres o tema: “Como eu me vejo na cidade?”.

Roda de Conversa com mulheres

Donas de casa, estudantes, artesãs, militantes, jovens, idosas, entre outras mulheres expressaram, através de painéis de colagem de gravuras, os desafios enfrentados por elas para viverem o dia a dia em uma grande metrópole e as formas de superação para transformar suas realidades.

Segundo a assessora da vereadora Eliana Gomes, Marília Correa, na maioria dos casos as mulheres se expressaram dizendo que se vêem como cidadãs de direito, mas que esses direitos não estão sendo respeitados.

Dentre as principais denúncias e alvo de reclamações pelas mulheres estão a política de saúde da mulher, a falta de creches para as crianças e a falta de profissionalização das mulheres, que estão preocupadas com as vagas no mercado de trabalho que virão com a Copa de 2014. Outras reclamações foram: segurança, moradia, preconceito, igualdade salarial, transporte coletivo e a segurança alimentar. Elas também demonstraram nas conversas que hoje se preocupam também com o direito à cultura, ao esporte, ao lazer, à inclusão digital, o cuidado com o meio ambiente e com uma educação não sexista.

Para concluir as mulheres refletiram e apontaram como forma de superar essas dificuldades a organização das mulheres e a necessidade de participação e lutas para construir uma sociedade onde os direitos das mulheres sejam respeitados.

Locais como as Goiabeiras, Novo Mondubim, Parque Presidente Vargas, Distrital Oeste, Comunidade Santa Terezinha, Jangurussu, Álvaro Weyne, comunidade Padre Graça, Ellery, Centro Socorro Abreu e Pirambu já debateram a temática. A equipe da assessoria da vereadora vai continuar fazendo visitas às comunidades para discutir o assunto e realizar um relatório final que será apresentado em audiência pública nas comemorações do aniversário do Estatuto da Cidade.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)