Sem categoria

Em mensagem, PCdoB saúda 6º Congresso do PC de Cuba

Em mensagem assinada por seu presidente nacional, Renato Rabelo, e por seu secretário de Relações Internacionais, Ricardo Abreu, o PCdoB saudou a realização do 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba, que acontece desde ontem (16) em Havana. Para os comunistas brasileiros, o Congresso aborda um "debate fundamental para os comunistas e o povo cubanos e que os comunistas e revolucionários de todo o mundo acompanham com grande atenção: o aperfeiçoamento do socialismo em Cuba". 

A mensagem diz ainda que "há uma importante coincidência de posições entre os governos de Cuba e do Brasil nos grandes temas da situação internacional e latino-americana, em especial na luta comum contra a guerra imperialista, pela paz e a autodeterminação dos povos, e pela integração solidária da América Latina e do Caribe".

Veja, abaixo, a íntegra da mensagem do PCdoB ao PC de Cuba:

 
São Paulo, 15 de abril de 2011.

Ao 6 Congresso do Partido Comunista de Cuba

Estimados camaradas,

É com grande alegria que o Partido Comunista do Brasil saúda a realização do VI Congresso do Partido Comunista de Cuba, nos próximos dias 16 a 19 de abril. Em nome dos membros e simpatizantes do PCdoB, fazemos chegar nossos votos de grandes êxitos ao conjunto dos delegados presentes a vosso Congresso.

O VI Congresso do Partido Comunista de Cuba ocorre em meio a um debate fundamental para os comunistas e o povo cubanos e que os comunistas e revolucionários de todo o mundo acompanham com grande atenção: o aperfeiçoamento do socialismo em Cuba. Em especial, vosso Congresso discutirá as diretrizes e as linhas da política econômica e social, em um esforço de atualização do modelo econômico socialista cubano. Como afirma o camarada Raúl Castro, “a batalha econômica constitui hoje, mais que nunca, a tarefa principal…”.

Valorizamos muito o amplo, extenso e profundo debate realizado nos últimos meses pelos milhões de cubanos que, liderados pelo formidável coletivo de militantes do PC de Cuba, por Fidel Castro e por Raúl Castro, participaram e propuseram milhares de opiniões e sugestões ao documento “Proyeto de Lineamientos de la Política Económica y Social”. O processo de debate popular, vivo e efervescente, confirma o que diz o camarada Fidel: “Revolução é sentido de momento histórico; é mudar tudo o que precisa ser mudado”.

Registramos que a histórica amizade entre o Partido Comunista de Cuba e o Partido Comunista do Brasil, e as relações, retomadas há 25 anos, entre a República de Cuba e a República Federativa do Brasil, têm se adensado no último período.

Nossos dois Partidos, baseados na recíproca percepção da identidade ideológica e política que possuem, têm intercambiado delegações com relativa freqüência nos últimos tempos. Nestas e em outras oportunidades, tivemos a possibilidade de melhor compreender vossa realidade e os desafios dos comunistas cubanos. Esperamos, em 2011, continuar com esse intercâmbio profícuo.

Nosso Partido também registra com satisfação o incremento das relações estatais entre Cuba e o Brasil, com o aumento da cooperação na área econômica e na área social, na saúde, na cultura, e na ciência e tecnologia. Essas relações seguem se incrementando.

No mesmo sentido, registramos que, no geral, há uma importante coincidência de posições entre os governos de Cuba e do Brasil nos grandes temas da situação internacional e latino-americana, em especial na luta comum contra a guerra imperialista, pela paz e a autodeterminação dos povos, e pela integração solidária da América Latina e do Caribe.

No momento em que ocorre o vosso Congresso percebemos a persistência da crise econômica do capitalismo, com fortes impactos nos países e alianças imperialistas, e com efeitos dramáticos. O PCdoB vê com preocupação sinais de deterioração da situação internacional contemporânea. Há uma nova onda de aplicação de políticas neoliberais, especialmente na Europa, e tentativas de sair da crise jogando seus custos nas costas dos trabalhadores e dos países em desenvolvimento.

O mundo vive uma situação muito perigosa e instável. Os EUA e a Otan, como foi denunciado e antecipado com sagacidade pelo camarada Fidel Castro, para tentar conter as revoltas dos povos árabes, promovem mais uma agressão imperialista, agora contra a Líbia, além de manterem centenas de bases militares pelo mundo, e continuarem com a agressão e a ocupação militar do Afeganistão e do Iraque. A paz e o socialismo nunca foram tão necessários à Humanidade.

Ao mesmo tempo, o PCdoB valoriza, como importante tendência da presente época histórica, o declínio relativo da economia dos EUA e dos países europeus, e o fortalecimento de novas alianças de países em desenvolvimento. Em especial na América Latina, observamos o avanço da integração solidária e a sustentação de uma tendência democrática, progressista e antiimperialista. A crescente convergência dos processos como a Alba, o Mercosul, a Unasul e a Celac, e o fortalecimento de cada um deles, é uma prova concreta do avanço na unidade e na integração latino-americana.

Foi de grande importância, para nosso país, e cremos que para toda a América Latina, a terceira vitória consecutiva para o governo nacional das forças políticas e sociais que estão à frente do Brasil desde 2003. A eleição da Presidenta Dilma Rousseff promete não apenas a continuidade da linha vitoriosa desenvolvida sob a liderança do presidente Lula, mas aprofundamento das mudanças. Nesse sentido é que o PCdoB apóia e participa do governo brasileiro.

O Partido Comunista do Brasil tem vivido um momento importante de fortalecimento nos últimos anos, aumentando sua presença no parlamento e nas instituições de governo nos vários níveis, e incrementando sua ação na luta de ideias e nos movimentos sociais, em especial junto aos trabalhadores. É um Partido com uma militância na qual se destacam muito os jovens e as mulheres. Fruto disso o Partido aumenta suas fileiras militantes e seu papel junto à sociedade brasileira.

Por fim camaradas,

Reiterando a amizade, a identidade e a cooperação entre o Partido Comunista de Cuba e o Partido Comunista do Brasil, reafirmamos nossos votos de pleno êxito ao VI Congresso de vosso Partido.

Viva a amizade internacionalista entre o PCdoB e o PC de Cuba!

Saudações fraternais,

Renato Rabelo
Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Ricardo Alemão Abreu
Secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

 

Leia também: