285 anos: Em pronunciamento, Chico Lopes homenageia Fortaleza

 "Quero prestar uma homenagem ao povo da minha cidade. À população de Fortaleza, que luta por dias mais promissores e por melhores condições de vida, de mobilidade, de trabalho, de segurança". Assim o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) se manifesta nesta quarta-feira, 13 de abril, em que se comemoram os 285 anos da capital cearense.

Fortaleza

Em pronunciamento, Chico Lopes destaca os muitos ensinamentos herdados da cidade, desde a infância, e a necessidade de debater e construir uma Fortaleza melhor, para todos os cidadãos.

Confira a seguir a íntegra do pronunciamento especial sobre o aniversário da capital:

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

É com prazer que venho a esta tribuna, neste 13 de abril, um dia histórico para os cearenses e, mais especificamente, para os fortalezenses. Sejam os de nascimento ou os que escolheram a cidade como espaço de construção da própria história. São mais de dois milhões e meio de pessoas – alguns já falam que caminhamos para três milhões, incluindo a população da capital e dos municípios de sua Região Metropolitana. A cidade mais adensada do País, segundo o IBGE, com uma grande concentração populacional, que nos rende enormes desafios, mas também muitas e positivas possibilidades. E toda essa gente comemora hoje, senhor presidente, senhoras e senhores deputados, o aniversário de Fortaleza, que esta quarta-feira celebra seus 285 anos.

Embora nascido em Teresina, muito cedo tomei o rumo de Fortaleza, vivendo em um dos bairros humildes da capital cearense, sendo muito bem acolhido pela Terra da Luz, pelos verdes mares bravios da cidade que hoje me sinto à vontade para chamar minha terra natal. Posso dizer que fui menino na Fortaleza de outros tempos. Uma cidade de mais serenidade, de menos inquietude e menor sensação de insegurança. Já uma cidade grande, que se anunciava em seu potencial, mas ainda distante da condição atual de uma das cinco maiores metrópoles do País, com todos os seus problemas, questões e desafios a nos reclamar solução. Soluções como o Plano Diretor da cidade, que, aprovado em 2009, ainda aguarda regulamentação para entrar plenamente em vigor. Enquanto isso a cidade sofre, incha, para.

Penso, senhor presidente, senhoras e senhores deputados, que o fato de ter crescido nesse contexto, em Fortaleza, vendo de perto os contrastes da cidade, os problemas do povo, foi decisivo para o despertar da minha consciência política e da sensibilidade com os problemas cotidianos do povo. Porque nunca fui outra coisa, senão um homem do povo. Nesse sentido, este terno, esta gravata, esta tribuna, que muito me honram, pela responsabilidade a mim delegada pela população da minha cidade e do meu Estado, nunca me distanciaram do povo. Da profunda sabedoria do povo. Da prosa saborosa do povo. Do jeito descontraído do povo. Da firmeza de princípios e das lições que o povo, todos os dias, nos ensina.

Nobres colegas deputados, quero hoje, acima de tudo, prestar uma homenagem ao povo da minha cidade. À população de Fortaleza, que luta por dias mais promissores e por melhores condições de vida, de mobilidade, de trabalho, de segurança em uma cidade que muitas vezes é madrasta com seus filhos. Essa cidade que tanto amamos e tanto queremos ver melhor resolvida, entre suas potencialidades e seus percalços, entre suas virtudes e seus desafios, seus destaques e suas lamentações.

Por isso, senhor presidente, senhoras e senhores deputados, nós, do Partido Comunista do Brasil, que vivenciamos Fortaleza no dia a dia, que historicamente damos nossa contribuição ao debate e ao enfrentamento político sobre os rumos da cidade, queremos mais uma vez ajudar a construir melhores rumos para a nossa capital. Uma cidade que, é verdade, colheu avanços importantes nos últimos anos, mas que ainda tem muito a conquistar, para diminuir a distância entre as Dunas e o Pirambu, entre a Aldeota e o Castelo Encantado, entre o Dionísio Torres e o Conjunto José Walter, entre o Meireles e a Barra do Ceará. Uma cidade que pode, seguramente, fazer mais para superar o descompasso entre as várias Fortalezas habitadas por sua gente que, apesar dos tantos contratempos, teima em seguir em frente, sem perder o sorriso no rosto.

Queremos ver a cidade com um olhar mais amplo, como bem assinalou nosso presidente Carlos Augusto Diógenes, o Patinhas – assim como eu, um nativo de outras terras, mas que adotou Fortaleza e por ela foi adotado. Nosso partido vivencia, nacionalmente, a decisão e o desafio de se fazer protagonista nos acontecimentos ligados ao cenário das cidades. E em Fortaleza não é diferente. Temos experiência, acúmulo e firmeza política para oferecer à cidade a possibilidade de novos caminhos. Caminhos que estão sendo debatidos nas instâncias do partido, mas principalmente nos movimentos sociais, nos sindicatos, nas entidades estudantis, nas associações de moradores, com os empresários e empreendedores, enfim, nos fóruns de organização e participação da sociedade.

Vivemos um momento de intenso envolvimento nesse debate, justamente porque queremos o melhor para a nossa cidade. Não temos espírito de rompimento com a aliança que desenvolvemos nas últimas eleições, nem com a administração da qual participamos com valorosos quadros e com trabalho reconhecido pelo povo, em frentes importantes. Mas é natural que, nesse momento em que esse debate se reinicia, nosso partido levante sua mão, para dizer que está pronto, dentro da conjuntura política, a mais uma vez dar sua cota de participação para a conquista da Fortaleza que queremos e da qual necessitamos. Queremos, acima de tudo, contribuir com nossas ideias, para o desenvolvimento pleno de nossa cidade, que deseja e precisa avançar, que quer e pode muito mais.

E temos certeza que assim será, senhor presidente, senhoras e senhores deputados. Parabéns a Fortaleza, que completa mais um aniversário, nos deslumbrando com suas belezas naturais, mas principalmente com a força e a atitude de sua gente. Como diz o poeta Paulinho Pedra Azul, mineiro que também se encantou com Fortaleza, em parceria com o cearense Rogério Franco, “nossa cidade é um presente que à noite recebe o clarão do luar / Em Fortaleza existem cantigas que saem do mar / Por isso vejo a cidade batendo no fundo do meu coração / Naturalmente eu preciso falar dessa minha paixão”. Paixão por nossa cidade, nossa gente, nosso lugar. Parabéns, Fortaleza, pelos seus 285 anos. Que seja apenas o início de um futuro muito melhor.

Muito obrigado.
Deputado Chico Lopes
PCdoB-CE

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Federal Chico Lopes – PCdoB-CE