Luciana, Renildo e Almir avaliam trajetória do partido
Publicado 04/04/2011 13:01 | Editado 04/03/2020 16:57
Luciana Santos: “Queremos aprofundar as mudanças”
“A história do PCdoB se confunde com a história do povo brasileiro. Nós somos o partido mais antigo do Brasil e sempre procuramos renovar as nossas ideias a partir dos fatos políticos, da realidade, mas sempre com a certeza e a convicção de que o Brasil precisa do socialismo e o socialismo precisa do Brasil. Isso é o que a gente vem procurando desenvolver. Hoje temos um grande programa, um programa que se comunica com a realidade brasileira que é o Novo Projeto de Desenvolvimento que está exatamente na mesma perspectiva das mudanças que foram iniciadas nesse novo ciclo do governo Lula. Agora, com a terceira vitória do povo brasileiro nós queremos aprofundar as mudanças e garantir que a gente dê esse salto mais adiante, que é ter neste País a justiça e a liberdade, que é o socialismo”.
Renildo: “O PCdoB tem a capacidade de se renovar”
A grande marca do PCdoB é que o partido conseguiu atravessar momentos diferentes da conjuntura política brasileira, várias ditaduras, períodos pequenos de liberdade. Este que nós vivemos é o maior período de legalidade do partido. O PCdoB é um partido que tem a capacidade de se renovar sempre, de buscar uma leitura atualizada da realidade mundial e da realidade brasileira e de não perder a esperança na construção de uma sociedade melhor. Essa força, essa disposição de luta, essa capacidade de aprender sempre, acho que é a grande marca do PCdoB”.
Almir Fernando: “Partido é símbolo da luta pela liberdade”
Autor da proposição da homenagem que a Câmara Municipal do Recife prestou ao PCdoB pela passagem de seus 89 anos de fundação, o vereador Almir Fernando, filiado há seis anos ao partidpo, destacou em seu discurso o fato de a legenda ter sua atuação vinculada à luta pela liberdade e pelos direitos dos trabalhadores.
“Em defesa da democracia, o PCdoB organizou a Guerrilha do Araguaia, levantou a bandeira da anistia e fez estampar na Constituição de 1945 o artigo que garantia a liberdade religiosa. Foi o primeiro partido a defender a reforma agrária e tem sido um defensor do Brasil socialista e verdadeiramente democrático e soberano”, disse na tribuna da Casa de José Mariano, durante a solenidade realizada no dia 31 de março passado.
Leia abaixo a íntegra do discurso.
“Venho à tribuna desta Casa no dia de hoje prestar uma homenagem aos 89 anos do mais antigo partido político do país, o PCdoB, completados no dia 25 de março, último. Fundado em 1922, o PCdoB é conhecido como símbolo da luta pela liberdade e pelos direitos dos trabalhadores no País. Em defesa da democracia, organizou a Guerrilha do Araguaia, levantou a bandeira da anistia e fez estampar na Constituição de 1945 o artigo que garantia a liberdade religiosa. A legenda do PCdoB está ligada a todas as lutas e conquistas do povo brasileiro. Foi o primeiro partido a defender a Reforma Agrária e tem sido um defensor de um Brasil socialista e verdadeiramente democrático e soberano.
Buscando sempre defender a unidade do povo e das forças progressistas, o Partido Comunista do Brasil viveu mais de 60 anos na clandestinidade, perseguido duramente pelas forças conservadoras e pelas ditaduras do Estado Novo e a Militar de 1964.
O PCdoB notabilizou-se como parceiro das profundas mudanças ocorridas no País e, também, pela capacidade de construção de uma nova realidade partidária. Apesar de contabilizar muitos anos de luta, o partido completou 26 anos de legalidade e de atuação com liberdade, principalmente, com o novo ciclo político-administrativo iniciado com o Governo Lula.
Esta sessão solene tem como objetivo dar início no Recife aos preparativos para a comemoração, em 2012, dos 90 anos de trajetória política do PCdoB.
No último congresso do partido que aconteceu em novembro de 2009, foi deliberada a realização de uma campanha maciça em torno da divulgação do Programa Socialista para o Brasil, documento aprovado e que propõe a construção de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, voltado para a consolidação da soberania nacional, erradicação da miséria, ampliação da democracia e dos direitos dos trabalhadores.
Ao aprovar seu último programa, o partido avançou no sentido de apresentar, de forma factível, ligada a realidade brasileira, o caminho para se chegar ao socialismo. Um projeto político transformador que possa romper de vez os limites impostos pelo capitalismo atual ao desenvolvimento do país.
Atualmente, a orientação política do PCdoB é lutar para garantir o êxito do governo Dilma Rousseff que tem a desafiadora missão de conduzir o país para uma nova etapa de seu projeto nacional de desenvolvimento. A expansão de sua força se dá com o cultivo de sua identidade comunista cujo traço distintivo é sua missão histórica de luta pelo socialismo.
Devo salientar Senhor Presidente, Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores que chego ao Poder Legislativo Municipal com uma grande responsabilidade que é ser líder do Partido Comunista do Brasil – PCdoB. Meu convívio com o partido está sendo de extrema aprendizagem. Como militante, continuo na luta dos movimentos sociais, dando o melhor de minha contribuição aonde for necessário.
A força do PCdoB não é medida apenas pelo desempenho eleitoral, mas pela influência política e pela capacidade de mobilização das massas e do seu elevado contingente de militantes.
Fonte Site de Luciano Siqueira