Consumo na periferia de SP cresce cerca 23% em 2010
Com o aumento do poder de compra e do consumo nos bairros mais distantes, empresas e empreendedores expandem seus negócios, migram para áreas afastadas da região central de São Paulo e chegam a uma conclusão: a periferia dá lucro.
Publicado 03/04/2011 12:49
Em cinco anos o consumo da população da região central de São Paulo cresceu 22,9%. Passou de R$ 55,383 bilhões em 2005 para R$ 68,081 bilhões em 2010.
Na periferia, os gastos aumentaram em ritmo maior. Há cinco anos R$ 89,170 bilhões foram destinados ao consumo. Em 2010, o montante chegou a R$ 144,122 bilhões (incremento de 61,6%).
Parte do aumento de gastos na periferia se explica pelo aumento populacional: enquanto ali a população cresceu 4,1%, no centro houve queda de 4,3%.
Mas o que justifica o crescimento tão expressivo do consumo é o ganho da renda das famílias da nova classe média e a oferta de crédito.
Os números constam de estudo do Data Popular, feito a partir de dados da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE, e de projeções da consultoria.
Fonte: Folha de S.Paulo