Sem categoria

Tucanos se reúnem em MG para discutir comando da legenda

O PSDB reúne neste sábado (2), em Belo Horizonte, seus oito governadores eleitos em 2010 para discutir o futuro da sigla. Entre os temas que serão levados à mesa está a escolha do presidente da legenda, marcada para maio.

O cargo é estratégico para as pretensões da legenda na disputa presidencial em 2014, para a qual já são especulados ao menos três nomes tucanos: o ex-governador José Serra, o senador Aécio Neves e o governador paulista, Geraldo Alckmin.

Após mal-estar causado por um abaixo-assinado que circulou no início do ano reconduzindo ao cargo o atual presidente da sigla, o deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE), tucanos já falam em uma presidência rotativa. O abaixo-assinado seria uma forma de evitar uma possível investida de José Serra em assumir o controle da legenda.

A proposta de um rodízio anual é defendida pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Ao defender a ideia na sexta-feira (1º), ele lembrou que a iniciativa foi aplicada quando a sigla foi criada.

“É uma hipótese que nós já tivemos quando nasceu o PSDB. A primeira Executiva Nacional foi rotativa, oito meses cada um, começando com o então senador Mario Covas”.

A proposta também é defendida pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), um dos caciques tucanos, que também apoia a manutenção de Guerra no comando do PSDB. Por outro lado, aliados de Serra, candidato derrotado na última eleição para a Presidência da República, defendem um maior espaço dentro da sigla.

O encontro deste sábado reunirá pela segunda vez os oito governadores tucanos – Antonio Anastasia (MG), Anchieta Júnior (RR), Beto Richa (PR), Geraldo Alckmin (SP), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), Siqueira Campos (TO) e Teotônio Vilela Filho (AL).

Fonte: R7