Vereadores fizeram inspeção das obras da Copa

Com o andamento das obras da Arena da Amazônia em ritmo acelerado, vereadores e convidados realizaram, na manhã de hoje (31), uma visita técnica às dependências do canteiro. Promovido pela Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o objetivo é avaliar as atividades com a interação explicativa em relação às etapas já finalizadas e em andamento.

As atividades na Arena da Amazônia tiveram início no mês de março de 2010 com o processo de desmobilização dos bens duráveis. Catracas, refletores, cadeiras, material elétrico e hidráulico, entre outros bens foram retirados e doados a unidades esportivas da capital e interior. Após o desmonte e remoção desses materiais iniciou-se o processo de demolição no mês de julho, ainda em 2010 e na seqüência foi sendo executado a terraplenagem de toda a área com o rebaixamento em dois metros a partir do nível do antigo gramado do “Velho Vivaldão”.

A partir de abril próximo, a obra entra numa nova fase com a execução das estruturas de concreto da arquibancada inferior do lado leste da Arena, próximo à Avenida Constantino Nery. Para adiantar esse trabalho, a construtora Andrade Gutierrez, responsável pela execução da obra, já fabricou 31 peças pré-moldadas de concreto. Ao todo, serão 2,5 mil peças com degraus de altura variável entre 30 e 37 centímetros. Também como parte dos preparativos dessa próxima fase, ainda nesta semana será aberta uma nova frente de serviço, com a fabricação das vigas inclinadas que darão sustentação aos degraus da nova Arena. Será necessário fabricar até 108 vigas, cada uma composta de 3 peças iguais pré-moldadas de concreto.

Atualmente, a obra se encontra em fase de terraplenagem e fundações, que, no total, apresentam evolução de 91,5% e 37,9% respectivamente. A movimentação de solo para nivelamento do campo (terraplenagem) e execução das arquibancadas, hoje se concentra no lado oeste da obra (próximo ao Sambódromo) e será concluída em abril. As fundações, que incluem a execução das estacas tipo hélice contínua e os blocos de fundação, apresentam grande avanço no lado leste da Arena, onde 96% das estacas e 40% dos blocos previstos para essa área da obra já estão concluídos. No lado oeste, o início do serviço está previsto para o próximo mês.

Fonte: Sejel