Secult realiza recuperação do teto da Igreja Matriz de Aquiraz
O prédio é tombado pelo Patrimônio Estadual desde 1983 e guarda no forro do teto 12 painéis da época colonial pintados à óleo
Publicado 20/12/2010 12:54 | Editado 04/03/2020 16:32
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará iniciou a obra de recuperação emergencial do teto da Igreja Matriz de São José de Ribamar, em Aquiraz. A coberta será completamente revisada e recuperada com a troca de telhas e a instalação de uma proteção em policarbonato entre o telhado e o forro, que impedirá que futuras goteiras atinjam os painéis. A medida preventiva tem o intuito de preservar, antes da chegada da estação chuvosa, o forro da Igreja onde estão 12 painéis centenários.
O valor da obra é de R$ 36,5 mil e deve ser concluída em, no máximo, 45 dias. Em virtude da urgência, antes mesmo que a obra inicie uma estrutura de lona será instalada sobre o telhado para evitar goteiras.
Painéis
Os 12 painéis são pintados a óleo sobre a madeira que forram o teto da capela-mor da Igreja Matriz de São José de Ribamar. As pinturas, de autoria e data ainda desconhecida, formam um dos conjuntos de pinturas mais antigas do Estado do Ceará, representando cenas da vida da Sagrada Família. José é o único, dentre os demais personagens, que é apresentado nos 12 painéis. As composições denotam que o autor ou autores conheciam as escrituras bíblicas, inclusive os livros apócrifos. Embora, possivelmente, há quase três séculos estejam as pinturas no mesmo local, pouco se sabe de sua história.
A Igreja Matriz de Aquiraz pertence à Arquidiocese de Fortaleza e é protegida pelo Tombo Estadual do Ceará como Patrimônio Histórico e Artístico Cultural, através do Decreto Nº 16.237, de 30/11/1983.
Fonte: Secult