Iniciada operação contra o latifúndio na Venezuela
O governo venezuelano ativou ontem (17) no sul do Lago de Maracaibo uma operação com o apoio das Forças Armadas para o resgate de 47 terrenos em poder de latifundiários. De acordo com o ministro de Agricultura e Terras, Juan Carlos Loyo, servidores públicos e 138 efetivos militares participaram na recuperação de cerca de 24 mil hectares localizados nos estados Zulia e Mérida.
Publicado 18/12/2010 16:36
"Somos uma só equipe, entre camponeses, técnicos, advogados e Força Armada, que vamos demonstrar à pátria o sentido da operação e o orgulho de se chamar venezuelano e revolucionário", expressou o titular de seu posto de comando.
Loyo lembrou que o combate ao latifúndio faz parte dos esforços integrais por reconstruir a subregião ao sul do lago, onde as chuvas das últimas semanas causaram estragos.
Durante uma visita à zona, o presidente Hugo Chávez ordenou o resgate dos fundos (42 em Zulia e cinco em Mérida).
Chávez assegurou que serão expropriados para serem postos a serviço dos verdadeiros trabalhadores, quem são explorados pelos latifundiários.
"Essas terras não são deles, essas terras são nacionais, foram tomados por grileiros, que mataram a muita gente para as roubar", advertiu.
Fonte: Prensa Latina