Cúpula Ibero-americana avaliará gastos com educação até 2021
A 20ª Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro na cidade argentina de Mar del Plata, vai avaliar a situação da educação e deverá aprovar um plano de investimentos na área até 2021.
Publicado 27/11/2010 16:37
A informação, divulgada em Buenos Aires pelos organizadores do evento, fala de um plano inicial de cooperação e coesão educativa num valor de 4 bilhões de dólares, financiado por contribuições de diversas nações integrantes dessa instância. Fala-se numa despesa de 100 bilhões com a educação até 2021.
"Educação para a inclusão social" é o tema escolhido para a celebração desta Cúpula que deverá responder às grandes necessidades, no âmbito educacional e de formação de recursos humanos, presentes na realidade das nações menos desenvolvidas.
Uma gama de fóruns paralelos acontecerão no Mar del Plata a partir do dia primeiro de dezembro, entre os quais destacam-se a reunião de Coordenadoras Nacionais e Responsáveis por Cooperação e o Encontro de Empresários Ibero-americanos, marcados para os dias 2 e 3 do mesmo mês.
Os debates não deverão se desviar, em momento algum, da responsabilidade que corresponde aos Estados na garantia da educação universal e de qualidade e da necessidade de avançar na democratização da educação superior dentro da comunidade ibero-americana.
Este último aspecto tem muito a ver com a imprescindível abertura das sedes e oportunidades de educação superior aos setores da população mais vulneráveis do ponto de vista econômico e da rejeição ao monopólio dessas possibilidades pelos grupos de altos rendimentos econômicos em muitas nações.
Um exemplo que ressalta na cooperação na área educativa é o da massiva alfabetização conseguida em curto tempo por diversos países com a aplicação do método cubano "Eu sim posso", que permite agora ler e escrever mais de quatro milhões de pessoas, antes integrantes da enorme massa de iletrados existente no planeta.
A permanente disposição cubana à ajuda neste campo em que a ilha tem conseguido evidentes sucessos e o aparecimento na América Latina de outros esforços integracionistas que também mantêm programas de cooperação educativa como a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América devem ser temas a serem considerados pela 20ª Cúpula.
Fonte: Prensa Latina