Sem categoria

400 mil pessoas devem trabalhar como mesários no estado de SP

A Justiça Eleitoral de São Paulo planeja convocar cerca de 400 mil pessoas para trabalhar como mesários no primeiro turno das próximas eleições, no dia 3 de outubro. Ao menos 114 mil deles, ou 28,5% do total, trabalharão na capital paulista. Segundo a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), cada cartório eleitoral definiu seu próprio cronograma de trabalho, mas o prazo final para a convocação termina na semana que vem, no dia 4.

Os mesários são escolhidos preferencialmente entre os eleitores que tenham nível superior completo, além de professores e servidores do Poder Judiciário em situação regular, ou seja, que tenham votado ou justificado a ausência nas últimas eleições.

Embora o trabalho seja obrigatório, o eleitor que for convocado pode contestar a convocação em até cinco dias após ser notificado. Para pedir a dispensa, o eleitor deve levar ao cartório em que está inscrito um documento que comprove a impossibilidade de comparecer ao local de votação no dia da eleição. A dispensa, no entanto, só ocorre em casos excepcionais, como problemas de saúde.

Além de receber o treinamento necessário, o convocado tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e para cada dia de treinamento. O mesário ainda recebe auxílio-alimentação, um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e a preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

Nas últimas eleições, em 2006, foram convocados 402.060 mesários. Este ano, para tentar diminuir a quantidade de convocações, a Justiça Eleitoral de São Paulo firmou convênios de cooperação técnica com uma série de instituições de ensino superior cujos alunos podem se inscrever como voluntários. Além dos benefícios a que tem direito os outros mesários, os estudantes recebem créditos pelas horas trabalhadas que podem ser contabilizados como atividade complementar.

Os eleitores em situação regular perante a Justiça Eleitoral – com exceção de parentes de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos e policiais – podem se inscrever para atuar voluntariamente como mesários. De acordo com a assessoria do TRE-SP, este ano, 20.536 eleitores já se inscreveram para trabalhar como mesários voluntários em todo o estado, sendo 44% (9 mil) na capital. Todos os 400 mesários que trabalharão nas 100 seções eleitorais que serão instaladas nos estabelecimentos penais e nas unidades da Fundação Casa (antiga Febem) são voluntários.

Fonte: Agência Brasil