Sem categoria

Embaixada da Venezuela divulga nota sobre conflito com Colômbia

A Embaixada da Venezuela no Brasil divulgou, nesta sexta (23), uma nota oficial sobre o rompimento das relações com a Colômbia, motivado por acusações feitas pelo governo de Álvaro Uribe de que há guerrilheiros das Farc instalados em território venezuelano. O texto classifica as denúncias como "uma violenta agressão", parte de uma "campanha vulgar de desinformação".

Na nota, a embaixada ainda informa sobre conversas do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, o presidente Lula, e o secretário-geral da Unasul, Néstor Kirchner, entre outros. E afirma que os líderes ratificaram seu compromisso com a paz e a unidade da região. Veja a íntegra abaixo:

República Bolivariana da Venezuela
Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores
Comunicado

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, comandante Hugo Chávez, vem mantendo contato telefônico com vários líderes da América Latina com o objetivo de informar e discutir posicionamentos sobre a violenta agressão que a Venezuela sofreu por parte de Álvaro Uribe, presidente da Colômbia em término de mandato.
 
Em conversações com a presidenta da República da Argentina, Cristina Kirchner, o presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o secretário-geral da UNASUL, Néstor Kirchner, entre outros, o presidente Chávez deu detalhes sobre a campanha vulgar de desinformação empreendida por Uribe na OEA, e analisou o cenário que conduziu à ruptura de relações diplomáticas com o governo que se encerra na Colômbia.

Esses líderes ratificaram seu compromisso inquebrantável com a paz e a unidade da região, e concordaram em empreender um esforço conjunto das nações irmãs da América do Sul para que cessem os ataques que põem em perigo o bem-estar e a tranquilidade da população do continente.

Caracas, 23 de julho de 2010