Alice Portugal lança campanha para deputada federal

A sexta-feira (16/7) à noite foi de festa para a deputada federal do PCdoB, Alice Portugal, que lançou sua candidatura à reeleição. Em torno de 600 pessoas, entre lideranças políticas, secretários de estado, representantes de movimentos sindicais, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, da União Nacional dos Estudantes, caravanas do interior, eleitores e companheiros de chapa prestigiaram o lançamento da campanha de Alice no Trapiche Eventos, em Salvador.

Foto lançamento candidatura Alice

“Foi dada a largada para a reafirmação desse nosso terceiro mandato, feito a muitas mãos. Um mandato popular, ligado intimamente aos movimentos sociais, na defesa dos direitos da mulher, da educação e da saúde. Sem dúvidas, um mandato que garante coerência e verdade para com as raízes na qual ele está fincado, com essa indissociável relação com a luta do povo baiano e brasileiro”, afirmou a deputada.

Alice também conclamou o empenho de todos os presentes para consolidar a continuidade do projeto de governo do presidente Lula (PT). “É preciso que cada um de nós assuma o compromisso de batalhar, voto a voto, a vitória de Dilma, de Jaques Wagner, a eleição da primeira mulher senadora da Bahia, Lídice da Mata, e de (Walter) Pinheiro. Travaremos uma batalha titânica para realizar uma campanha de opinião”.

A trajetória política da deputada, que já está em seu segundo mandato e despontou na lista do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap entre os 100 parlamentares mais influentes em 2010, foi elogiada pelos companheiros de partido e sindicalistas das diversas entidades (Assufba, APLB, Sinpojud, Sindsefaz, Sindmed, Sintag e Sindsaúde). “Alice muito honra o PCdoB na Bahia e no Brasil. Ela honra as mulheres e as gerações que lutaram pela democracia. Nesses 32 anos de vida política, tem demonstrado uma personalidade combativa e coerente com sua história. Portanto, no ano em que nós temos a oportunidade de eleger a primeira mulher presidente do país, a reeleição de Alice é indispensável para avançar nas mudanças que já alcançamos”, ressaltou a secretária estadual de comunicação do PCdoB, Julieta Palmeira.

A estreita relação da deputada com as bandeiras de luta pelos direitos da mulher mereceu destaque por parte da secretária de Promoção da Igualdade do estado, Luiza Bairros, que distinguiu Alice como uma das poucas mulheres que disputam o cargo na Bahia. “Acho da maior importância a presença de Alice, porque se reverte em outras candidaturas de mulheres no futuro, incentivando a participação feminina na política. Eleger Dilma e Alice significa, também, avançar uma agenda dos direitos das mulheres na Bahia e no Brasil”, pontuou.

A deputada federal ainda foi homenageada pela Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário – Fenajud com a Comenda do Mérito em agradecimento ao seu empenho na autoria da Proposta de Emenda à Constituição 190, que unifica o quadro de cargos e vencimentos dos servidores do Poder Judiciário. “Vai fortalecer ainda mais nossa categoria”, disse a presidente da Fenajud, Maria José Silva.

A festa ainda contou com as presenças do coordenador executivo da campanha de Jaques Wagner (PT) ao governo do Estado, César Lisboa; as perfeitas de São Sebastião do Passé, Tânia Portugal, e de Gandú, Irismar Souza; o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães; o secretário de Relações Institucionais do Partido Comunista na Bahia, Péricles de Souza; a vereadora do PCdoB Aladilce Souza; e os deputados estaduais Javier Alfaya e Álvaro Gomes, também companheiros de partido.

Da redação local com informações da Ascom/Gabinete Dep. Alice Portugal