Caravana digital reúne militantes em Porto Alegre
O Rio Grande do Sul recebeu a Caravana Digital, evento organizado pela campanha à presidência da candidata Dilma Rousseff, e que está percorrendo diversos estados brasileiros para debater a importância e a utilização da internet e das redes sociais nas campanhas eleitorais.
Publicado 17/07/2010 15:51 | Editado 04/03/2020 17:11

Blogueiros e tuiteiros receberam ontem o candidato do PT ao governo do Estado, Tarso Genro, com laptops, celulares e smartphones em mãos durante a edição gaúcha da Caravana Digital,evento organizado pela campanha à presidência da candidata Dilma Rousseff, e que está percorrendo diversos estados brasileiros para debater a importância e a utilização da internet e das redes sociais nas campanhas eleitorais. Coordenada pelo especialista na área e em software livre, Marcelo Branco, a caravana gaúcha foi realizada no comitê da Unidade Popular pelo Rio Grande (Barros Cassal, 68) e foi transmitida ao vivo pela internet. Mais de uma centena de militantes digitais participaram da reunião, que ainda contou com uma exposição do professor e jornalista Vitor Necchi
.
A grande mobilização reuniu centenas de pessoas que compareceram no comitê de Tarso Genro e outras milhares mobilizadas através da Internet. Marcelo Branco foi o palestrante e falou sobre a importância das redes sociais na vida dos brasileiros atualmente. A deputada Manuela D'Avila concedeu entrevistas onde comentou seu pioneirismo em usar suas redes sociais para se comunicar com os eleitores e o público de uma maneira geral. Branco, que está ministrando o curso em todo o Brasil, explicou que a Web será utilizada não somente para divulgar a candidatura, mas também para preparar a militância para debater e responder sobre temas polêmicos veiculados na imprensa junto ao seu círculo social. "Vamos armar a militância pela Internet com conteúdos que lhes permitam debater em favor da candidatura dentro e fora da rede. Pelos sites também estaremos preparados para responder denúncias e repassar a linha do discurso", explicou.
Branco acredita que as redes sociais desempenharão papel fundamental no pleito deste ano, concedendo voz ativa aos eleitores. Para explorarem plenamente as potencialidades da comunicação virtual, os simpatizantes das candidaturas de Dilma e também de Tarso Genro (PT), postulante ao Palácio Piratini, serão orientados no decorrer da caravana digital do PT a produzirem os seus próprios conteúdos. "Vamos estimular para que a cobertura virtual das duas candidaturas seja feita pelos internautas com fotos, vídeos e comentários nas redes."