Caravana dos Direitos Humanos visita Granja Portugal
A Caravana de Direitos Humanos levará apresentações culturais e prestação de serviços ao local.
Publicado 16/07/2010 09:49 | Editado 04/03/2020 16:33

A população da Granja Portugal se mobiliza, neste sábado (17), com o objetivo de erradicar o maior número possível de casos de subregistro civil de nascimento. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), que multiplica a Campanha Nacional de Erradicação de Subregistro Civil.
Para completar o Mutirão, a Caravana de Direitos Humanos levará apresentações culturais e prestação de serviços para a praça do bairro. Vacinação, verificação de pressão arterial e diabetes, corte de cabelo, aplicação de flúor, massoterapia, emissão de documentos, como carteira de trabalho, CPF, RG (primeira e segunda vias), e certidão de nascimento, entre outros, estão entre os serviços.
A Caravana é realizada, a cada edição, em um bairro diferente e o objetivo é inserir, no cotidiano da cidade, questões relativas aos direitos de todas e todos. A Granja Portugal é o segundo local a receber a atividade. O primeiro foi o Centro, durante a comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Mulheres da Paz receberão certificados
As 69 participantes do Projeto Mulheres da Paz – núcleo Granja Portugal, do Programa nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), coordenado pela Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, serão certificadas pelo Curso de Formação de Mediadoras Sociais e Promotoras dos Direitos Humanos – 400 horas/aula. A solenidade de entrega dos certificados acontecerá durante a II Caravana de Direitos Humanos e do I Mutirão pela Cidadania.
A programação conta com diversos serviços para a comunidade, como oficina de teatro, dança, música, arte e fotografia, ministrados pelos jovens integrantes dos projetos Trilhos Urbanos e de Cultura do Pronasci.
Para garantir a segurança, oito guardas municipais do Pelotão de Ronda Preventiva Escolar (Rope) atuarão a partir de 8 horas, até o término do evento, previsto para 14 horas. Ainda contarão com o apoio de duas viaturas na operação. Quatro agentes de Defesa Civil participarão do momento, com um posto de coleta da Campanha Mão Solidária, que visa arrecadar donativos às vítimas das chuvas nos estados de Alagoas e Pernambuco. Podem ser doados alimentos não-perecíveis, água potável, roupas, calçados, material de higiene pessoal e de limpeza, colchonetes, agasalhos, redes, entre outros.
Serviço
Caravana de Direitos Humanos e Mutirão Pela Erracadicação do Subregistro Civil
Data: 17 de julho (sábado)
Local: Praça da Granja Portugal
Hora: 9 horas
Fonte: Prefeitura de Fortaleza