Sem categoria

Portugal: CGTP anuncia manifestações e greves para quinta-feira

Manifestações em todos os distritos, greves e reuniões vão marcar o "Dia Nacional de Protesto e Luta" que a CGTP promove na próxima quinta-feira (8) contra o aumento do desemprego, da precariedade e dos cortes nas políticas sociais e salários.

"Esperamos milhares de participantes nas ações que vão decorrer em todo o país, desde trabalhadores, aposentados, jovens e até microempresários", disse Arménio Carlos, da Comissão Executiva da central operária.

Leia também:

"Queremos que este dia seja um sinal de protesto e de luta contra as políticas do governo e que ao mesmo tempo seja um sinal de aviso para o patronato e o PSD, contra qualquer intenção que tenham de alterar a legislação trabalhista no sentido de flexibilizá-la ainda mais", afirmou o sindicalista.

Muitas dos sindicatos da CGTP fizeram pré-avisos de greve, totais ou parciais, para os respectivos setores ou para empresas onde existem situações de congelamento total das negociações, embora em alguns casos os avisos se destinem a salvaguardar a participação dos trabalhadores nas manifestações e concentrações.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário fez convocatórias de greve de 24 horas para os trabalhadores das principais empresas portuguesas do setor, assim como para os metroviários da cidade do Porto e de Mirandela, contra o congelamento salarial, apelando também para a participação nos protestos de rua promovidos pela CGTP.

Da redaçao, com agências