Jornal critica preconceito do SporTV (Globo) contra o Paraguai
O jornal paraguaio La Nacion divulgou uma nota em seu site no qual critica o programa Tá na Área, do canal pago SporTV, da Globo, por te feito uma matéria zombando da campanha da seleção do Paraguai na Copa do Mundo da África do Sul.
Publicado 05/07/2010 11:41
A reportagem, exibida pela emissora na última quinta-feira (01/07), fala sobre a promessa da torcedora paraguaia Larissa Riquelme – que ficaria nua caso a seleção do país chegasse às semifinais da Copa.
Além de agressivo com os paraguaios, o vídeo é machista. Desvaloriza todo um povo e todo um gênero. As mulheres são vistas como objetos.
Também houve brincadeiras preconceituosas sobre o país, chamado vergonhosamente de "paraíso obscuro do mundo" e ironizando suas "paisagens deslumbrantes e alta gastronomia".
A matéria se coloca ao lado de Dunga pela resistência aos abusos da Globo. E completa: “A Laranja Mecânica (Holanda) se encarregou assim de fazer justiça e dar uma grande lição a quem tem no coração uma raiva desnecessária contra uma nação pobre mas digna".
Mesmo que o grau de deboche fosse exagerado pelos paraguaios, chamaria a atenção que a Globo já vem recebendo críticas internacionais por conta da sua irresponsabilidade na forma de fazer jornalismo. Mas não é o caso, a ironia é de fato extremamente ofensiva. O vídeo trata o nosso vizinho como um país desprovido de quaisquer qualidades, feio, triste, pobre. "É asqueroso", denuncia o blog Somos andando.
Para o blog, a "Globo transferiu a ironia que dedica à política externa do governo Lula ao futebol. Fez mal, muito mal. E ficou bem feio".
Segundo o jornal paraguaio, a emissora também subestimou "seus adversários" e atacou "a dignidade de países vizinhos".
Veja abaixo o vídeo preconceituoso da SporTV (Globo).
Da Redação, com informações do Portal Imprensa
Matéria atualizada às 16h10 para acréscimo de informações