Barreirinha ganha Parque de Exposições Agropecuária

Um sonho, uma obra, um parque! Esse era o sentimento de agradecimento da população de Barreirinha, ontem (30), na inauguração do Parque de Exposições Agropecuárias do município. A obra dá continuidade às ações de estruturação do setor primário realizado pelo governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

Na solenidade, fizeram-se presentes o prefeito do município, Mecias Batista, o secretário da Sepror, João Ferdinando Barreto, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Edimar Vizolli, o diretor-presidente da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav), Alexandre Araújo, o deputado Estadual Eron Bezerra, e o presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Pedro Falabella, além de representantes da câmara municipal de Barreirinha.

Muito emocionado durante a solenidade de inauguração, o presidente da Associação dos Pecuaristas de Barreirinha, Jorge Ribeiro, disse que estava presente para demonstrar singelamente sua gratidão pela realização e entrega de uma obra aguardada desde 1991, pelos pecuaristas e o povo barreirense.

Segundo o presidente da Afeam, Pedro Falabella, há um ano o governo do Amazonas por meio da Afeam levou mais de 150 ações emergenciais durante a cheia que atingiu o Estado e deixou Barreirinha submersa. “Estamos muito felizes em participar da entrega do parque, além de anunciar com grande satisfação a inauguração de um hospital dentro de 60 dias”, ressaltou.

O Parque possui uma área de mais de 11 mil metros quadrados, composto por um pavilhão para exposição de produtos regionais, outro para exposição de animais, curral, sistema de abastecimento de água, rede de esgoto, sub-estação de iluminação, entre outras estruturas.

O deputado Estadual Eron Bezerra destacou ainda a importância da elaboração de políticas públicas para o setor agropecuário, ressaltando que não pode haver produção sem escoamento, sem transporte e sem a recuperação de estradas.

Para o titular da Sepror, João Ferdinando Barreto, o governo do Estado está comprometido em estruturar o setor primário e com isso beneficiar a população interiorana. “O setor primário é uma das atividades de maior importância no Amazonas, pois ele produz alimentos para nossa subsistência. Além disso, vamos proporcionar que novos investimentos sejam feitos na região, oportunidades de implementação do rebanho local e introdução de novas tecnologias. Brevemente também entregaremos o parque de Boca do Acre”, afirmou.

Por meio de um convênio com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no valor de R$ 1.549.721,70, o Parque de Exposições Agropecuárias pode ser construído, e com isso possibilitar a abertura de novos comércios aos criadores locais, expositores, leiloeiros e à população de modo geral.

Fonte: Sepror