Cartunistas e artistas prestam homenagem a Glauco em blog
Um dos mais importantes canais de informação sobre histórias em quadrinhos e cartuns, o blog Universo HQ organizou hoje uma homenagem ao cartunista Glauco, assassinado durante um assalto à sua casa em Osasco (SP). O site convocou cartunistas para, por meio de desenhos, darem o último adeus a um dos maiores artistas do gênero do país.
Publicado 12/03/2010 21:12
O chamado foi atendido e, mesmo diante do choque causado pela morte violenta do amigo e colega de profissão, 130 charges já haviam sido publicadas até a noite desta sexta-feira. Glauco tinha 53 anos e, segundo as primeiras informações da polícia, foi morto ao tentar negociar com dois homens armados que invadiram sua casa durante a madrugada. O filho de Glauco, Raoni, de 25 anos, também foi assassinado pelos bandidos. Os dois morreram a caminho do hospital.
Entre as homenagens postadas, também há mensagens, como a do artistas Maurício de Souza, que afirma: “o fato é tão chocante que nossa reação não pode ser medida em palavras. Mas num sentimento de dor, luto e desesperança. Apesar disso, nós sairemos do choque… e vamos encontrar caminhos, mesmo que sejam longos, demorados, para contermos essa onda de irracionalidade e desumanidade. E famílias bem formadas, educação, fé em Deus, justiça social… serão alguns dos pontos por onde passará o caminho do respeito à vida”. AAssociação dos Cartunistas do Brasil também enviou uma mensagem externando a sua indignação. O texto diz que “todos estamos pasmos com o nível de violência com mais uma notícia sobre a morte de pai e filho por assaltantes em São Paulo. Desta vez, foi nosso amigo Glauco Vilas-Boas e seu filho Raoni. Dois grandes desenhistas que escolheram o humor gráfico para pensar o ser humano”.
Na introdução do post que propõe a homenagem, os organizadores do blog afirma que a notícia da morte de Glauco e de seu filho Raoni derrubou todo mundo que ama quadrinhos no Brasil. “Não dá pra imaginar não termos mais as tiras de Geraldão, Casal Neuras, Geraldinho, Doy Jorge, Zé do Apocalipse, Dona Marta, Nostravamus e tantos outros personagens impagáveis. Mas, pelo que conhecia do Glauco, o melhor jeito de lembrar dele é ler seus quadrinhos”, afirmam.
Até o presidente Lula se manifestou sobre o assassinato do cartunista. Segundo ele, que se disse chocado, as mortes de Glauco e Raoni ocorreram em “circunstâncias inaceitáveis.
Fonte: Diário de Pernambuco