Encontro Metropolitano discute políticas públicas infanto-juvenis
O Encontro é organizado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Marcos Passerine e contará com cerca de 50 lideranças comunitárias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Publicado 11/03/2010 18:51 | Editado 04/03/2020 16:48
Com o objetivo de avaliar e exigir a implementação e efetivação de políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes na Ilha de São Luís, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Pe. Marcos Passerini (CDMP) realiza nesta sexta-feira, dia 12 de março, das 14h às 18h, o Encontro Metropolitano “Conselhos e políticas públicas infanto-juvenis na ilha de São Luís”, no auditório do Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, 413, Centro).
Participam do evento cerca de 50 lideranças comunitárias e atores de fóruns da sociedade civil organizada, conselheiros de direito, tutelares e setoriais de políticas públicas que atuam nos municípios da Ilha de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar). O encontro se propõe como espaço democrático de discussão e deliberação e visa melhorar a qualidade das políticas públicas voltadas para a infância e adolescência na Ilha de São Luís, especialmente as políticas de saúde, educação e de atendimento aos direitos de crianças e adolescentes.
Esta é a sexta edição deste evento, que de 2001 a 2009 denominava-se Colóquio pela Qualidade de Vida de Crianças e Adolescentes da Grande São Luís, onde, a partir da exposição da realidade socioeconômica de cada município, discutiu-se a construção de mecanismos de pressão do poder público e foram feitas proposições e definidos encaminhamentos, organizados em forma de documento (carta). Os municípios assumiram a responsabilidade de efetivar as propostas, principalmente através do fortalecimento do controle social exercido pelos conselhos sobre os órgãos executores das políticas públicas.
O Encontro Metropolitano é uma das ações do projeto Cidadanear, coordenado pelo CDMP, que surgiu em 2002 com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, através do fortalecimento da sociedade civil e a promoção dos direitos à educação e segurança pública.
Sobre o projeto Cidadanear
As ações desenvolvidas neste projeto, idealizado e executado pelo CDMP, se dividem em três eixos/objetivos específicos:
– articulação da sociedade civil e fortalecimento das lideranças;
– promoção do protagonismo juvenil;
– ações de cidadania em escolas da rede pública de ensino, visando à incorporação de um projeto político-pedagógico que incorpore a concepção de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos.
(Assessoria CDCA Marcos Passerine)