Tempestade na França causa estado de calamidade
O número de mortos estimados pelo governo da França devido ao temporal Xynthia, que castigou o noroeste do país no sábado passado, subiu a pelo menos 52 pessoas. A elas se somam outras 8 pessoas desaparecidas, além de vários danos materiais e 50 mil famílias que estão sem energia elétrica. A França decretou estado de calamidade nesta terça-feira (2).
Publicado 02/03/2010 20:52
Os ventos, que chegaram a atingir 150 quilômetros por hora, causaram a morte de 63 pessoas na Europa. Agora a tempestade Xynthia segue na direção da Escandinávia.
Na segunda-feira Sarkozy percorreu partes do oeste da França atingidas pela tempestade. Fez uma visita à cidade litorânea de Aiguillon-sur-Mer, a mais fortemente atingida na França, onde 25 corpos foram recuperados desde que um dique desabou, provocando inundações que surpreenderam muitas vítimas enquanto dormiam, impossibilitadas de deixar suas casas. Hoje, o presidente francês desbloqueou três milhões de euros para serem usados em apoio às vítimas.
O governo declarou estado de desastre natural, assim as vítimas poderão pedir indenização e auxílio de seus seguros, e também anunciou que buscará ajuda da União Europeia para a região.
Em toda a Europa, 63 pessoas morreram como resultado das tempestades, sendo 52 apenas na França. Uma das últimas vítimas encontradas foi uma menina de 6 anos na cidade de Charron, cuja avó e um irmão de dez anos também morreram.
Da redação, com agências