Lula Morais avalia preços das tarifas de ônibus e apoia Arce

O deputado Lula Morais (PCdoB) fez nesta quinta-feira (11/02) pronunciamento na Assembleia Legislativa sobre a revisão das tarifas dos ônibus intermunicipais, que é feita a cada quatro anos, pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Arce). Ele se solidarizou com a Agência que teve uma decisão reduzindo as tarifas de transportes municipais sustada pela justiça.

Segundo ele, a planilha em vigor foi constituída no final dos anos 70, e, portanto, se encontra defasada por causa da elevação do número de passageiros. “Como houve alteração enorme na quantidade de passageiros e a utilização de novas tecnologias, foi proporcionado um ganho de escala e permitiu que o estudo da Arce pudesse vislumbrar uma redução de 8 a 9 por cento do valor da passagem na Região Metropolitana de Fortaleza”, justificou.

Lula frisou que a despeito das críticas que as agências reguladoras sofrem por parte da sociedade, a Arce tem feito um bom trabalho. Porém, lembrou que o judiciário concedeu liminar impedindo a redução da tarifa. O estudo da agência indicou ainda que há ineficiência no setor de transporte, que pode, quando sanada, reduzir ainda mais a tarifa. “Estou me solidarizando com a Arce”, enfatizou.

Vigilantes

O deputado afirmou que esteve no movimento dos vigilantes, que estão negociando com patrões um acordo coletivo, com efeito de lei, por um ano de vigência. “Eles estão na data base e travam luta para incorporar à sua remuneração o ganho de risco de vida. Cerca de 20 estados já concedem esse benefício. É uma atividade arriscada, o trabalho é armado, feito em transporte blindado. Eles estão na mira dos marginais permanentemente”, alertou.

O parlamentar disse que no Ceará as empresas não estão querendo assinar o acordo concedendo a gratificação. Lembrou que há um projeto de lei tramitando no Congresso que institui a incorporação do risco de vida ao salário dos vigilantes. “Declaramos aqui o nosso apoio a essa batalha que tem todas as possibilidades de ser vitoriosa”, finalizou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL