UFF é a primeira universidade federal do Rio a oferecer bônus no vestibular
A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai adotar, a partir do próximo ano, mecanismos de inclusão social para facilitar o ingresso de alunos e professores da rede pública na instituição. A medida foi aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa da ins
Publicado 23/07/2007 19:58 | Editado 04/03/2020 17:05
A concessão será uma bonificação por mérito aos candidatos ao Vestibular 2008 oriundos de escola pública municipal ou estadual. Para ter direito ao bônus de 10%, que será aplicado sobre a nota final, o candidato deverá ter cursado todo o nível médio em escola pública e ser aprovado para a 2ª fase do concurso.
A UFF pretende também atender a demanda de professores da rede pública de ensino reservando 20% das vagas oferecidas pelos cursos de Pedagogia, Física, Química e Matemática para o ingresso no Vestibular 2008. No caso da reserva de vagas, a medida foi autorizada, mas a direção de cada uma das faculdades é que vai decidir se implementará o benefício.
O bônus deve ampliar o número ainda restrito de estudantes da rede pública que têm acesso à instituição. No último vestibular, eles totalizaram apenas 18% dos aprovados. Dos cerca de 13 mil alunos de escolas públicas que se inscreveram no concurso seletivo de 2007 da Universidade Federal Fluminense, 6,48% foram aprovados.
O bônus será aplicado no próximo vestibular, cujas inscrições estarão abertas de 7 de agosto até 10 de setembro. Para ter direito ao benefício, o candidato precisa ser aprovado na primeira fase do concurso, acertando pelo menos a metade da prova, com 75 questões objetivas abrangendo todas as disciplinas do ensino médio.
O benefício não será válido para alunos de colégios de aplicação estadual e federal e de colégios militares que, de acordo com a coordenação do vestibular, já estão entre os que têm maior índice de aprovação no vestibular.
Provas
A terceira novidade do vestibular da UFF deste ano é a interestadualização do concurso. A universidade realizará as provas em mais dois estados – Minas Gerais (em Juiz de Fora) e Espírito Santo (Vitória). Desse modo, a UFF estará mais próxima dos candidatos que desejam ingressar nos cursos de graduação de nossa universidade.