Sem categoria

PCdoB realiza reunião plenária em Curitiba

Apesar da noite chuvosa e fria de segunda-feira (16), dezenas de militantes do PCdoB de Curitiba reuniram-se para discutir o quadro político e os rumos do partido na cidade.

A reunião foi marcada por um amplo debate em que foram avaliados o quadro político municipal e o alinhamento das forças políticas para a disputa eleitoral de 2008. Constatou-se, no debate, a necessidade de a oposição construir um projeto mais consistente e capaz de se colocar como real alternativa ao atual prefeito e seu grupo político.
 


 


O resultado das discussões foi um conjunto de resoluções que irá nortear o trabalho dos comunistas na capital paranaense. Uma das deliberações diz respeito à realização de um seminário com os partidos do campo popular, especialmente o PT e O PMDB, no sentido de discutir um projeto alternativo para Curitiba, dando seqüência ao protocolo eleitoral firmado entre PCdoB, PT e PMDB, em nível Estadual.


 


 


Também foi acertada a continuidade na construção do projeto eleitoral do partido para 2008, tendo como prioridades a manutenção do mandato na Câmara Municipal, com o vereador Luizão Stellfeld; a ampliação do espaço do partido com a eleição de mais vereadores e a construção de um projeto majoritário viável, podendo consistir em candidatura própria ou composição com partidos do campo progressista.


 


 


Outro ponto acertado foi a construção do processo da conferência municipal, que culminará com a plenária final no dia 20 de outubro. Esse processo tem por objetivo proporcionar um amplo debate nas bases do PCdoB, culminando com a construção de um projeto eleitoral e de partido e com a renovação da direção municipal de Curitiba. Além disso, foi estabelecida a meta “todo militante com a Carteira Nacional Militante”,  obrigatória para a participação da Conferência Municipal, a ampliação da participação das frentes de massa do PCdoB no Fórum Social do Mercosul; o fortalecimento e integração do trabalho das frentes de massa do PCdoB e o apoio do conjunto do partido para a chapa liderada por Carlos Maia, na disputa da Associação de Moradores do bairro Boa Vista.
 


 


Pré-candidaturas


Na oportunidade, foi apresentada e debatida a lista de pré-candidatos a vereador, que até o momento se apresentaram para ao pleito. Ela é composta pelo atual vereador, Luizão Stellfeld, por Elza Campos (UBM), Francisco de Assis França (Prof. Kiko), Gilson Ricardo Santos Batista (Metalúrgico), Laura Jesus de Moura e Costa (SindSeab), Nello Morlotti (Comentarista Esportivo), Carlos Maia (Conam), Professor Mânica e Guilherme Carollo.
 


 


Para o vereador Luizão Stellfeld, é importante que o partido aumente o número de candidatos para que surjam novas lideranças e o próprio partido se fortaleça. “O PCdoB tem projetos e merece ocupar um espaço maior na política Curitiba”, disse o vereador.
 


 


Para o Presidente do PCdoB de Curitiba, Joel Benin, é fundamental que o PCdoB aumente suas fileiras e filie lideranças populares que tiverem o partido como referência. “Vamos disputar as eleições com uma chapa ampla de candidatos, para fortalecer e divulgar as idéias do PCdoB”, completou Benin.
 


 


Segundo Elza Campos, o partido está ocupando um espaço maior na cidade de Curitiba. “Vários militantes do PCdoB são lideranças destacadas nos diversos movimentos sócias. Precisamos reverter essa influência em espaço efetivo para o Partido.” Disse Elza.
 


 


Para o presidente estadual do PCdoB, Milton Alves, o partido passa por uma transição na sua tática eleitoral em que se faz necessário um debate maior com a sociedade. “Chegou a hora do PCdoB ter mais candidatos e fazer uma interlocução mais direta com o povo”, disse Milton.
 


 


De Curitiba,
Joel Benin e Ivanovick