Acompanhar o Pan faz Fidel esquecer até de tomar remédios
O presidente de Cuba, Fidel Castro, está tão grudado na televisão para acompanhar os Jogos Pan-Americanos – Rio 2007 que até esqueceu de tomar seus remédios e comer. Em artigo publicado na quarta-feira (18) no Granma, jornal oficial do Partido Co
Publicado 18/07/2007 18:18
“Mal tiro os olhos da TV. Às vezes esqueço quando é hora de comer ou tomar um comprimido”, registra Fidel, que desde março assina regularmente uma coluna chamada “Reflexões do Comandante”. O presidnete cubano – que completa 81 anos em agosto – não é visto publicamente há quase um ano, desde que transferiu interinamente o poder a seu irmão Raúl, pela primeira vez desde a revolução de 1959, devido a um problema intestinal.
A doença continua sendo tratada como segredo de Estado. Autoridades cubanas negam que ele tenha câncer. Fontes próximas a ele disseram ter havido uma cirurgia de diverticulite – inflamação do intestino grosso, que provoca hemorragia. Em imagens de TV deste ano, ele parece ter recuperado peso.
Fidel reafirma sua presença na vida cubana por meio dos freqüentes artigos, lidos pela mídia estatal. No texto desta seguda-feira, o líder disse aos cubanos que acompanha atentamente o desempenho dos atletas da ilha no Pan do Rio. Cuba segue a tradição e é, até aqui, o segundo melhor país no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos.
Leia também: No Brasil, filho de Fidel comemora vitória cubana