Suplente de Roriz toma posse na véspera do recesso

O suplente do ex-senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), Gim Argello (PTB-DF), foi empossado na tarde desta terça-feira, véspera do recesso parlamentar, 13 dias após a renúncia de Roriz.

O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) deixou a presidência da sessão, minutos antes da posse de Gim Argello, para evitar o constrangimento de ser fotografado ao seu lado. A posse foi dada pelo primeiro-vice presidente, Tião Viana (PT-AC).
O senador Argello, ouviu as primeiras cobranças, logo após fazer o juramento de posse.



Em resposta, Argello pediu tempo aos colegas para apresentar a sua versão sobre as acusações. “Eu não gostaria de ser prejulgado e condenado antecipadamente” afirmou Argello.
Ao sair do plenário do Senado, a segurança do senador agrediu alguns jornalistas que trabalham no Congresso Nacional.Denúncias



A posse no Senado Federal foi a primeira aparição pública de Argello desde que Joaquim Roriz renunciou ao mandato. O novo senador é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal por suposto envolvimento em irregularidades descobertas na Operação Aquarela.
O petebista também é acusado de desvios da ordem de R$ 1,7 milhão na Câmara Legislativa do Distrito Federal, além de responder a denúncias de que teria recebido propina. A estratégia do suplente era aguardar o início do recesso parlamentar, com o Congresso esvaziado, para sair do foco das denúncias.


 


Gustavo Alves
De Brasília
Com Agências