Ribeirão Preto será sede da IX Romaria Estadual da Terra

Será realizada no próximo dia 05 de agosto a IX Romaria da Terra do Estado de São Paulo. Tendo como tema “o pão é a vida dos pobres, quem deles o tira é assassino” e lema “vida, organização e missão dos pobres nesse chão”, a Romaria da Terra é uma iniciat

Fazendo uma analogia à caminhada do povo de Deus no deserto rumo à terra prometida, na esperança de encontrar uma terra de justiça e paz, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) organiza anualmente essa romaria, cada ano em uma cidade diferente. Em 2007 Ribeirão Preto se candidatou e foi escolhida para sediar o evento que, historicamente, tem reunido entre três e cinco mil pessoas por onde passa.


 


Entre os participantes da Romaria estão leigos de diversas pastorais católicas, religiosos, autoridades, movimentos sociais, entre outras entidades que lutam pela reforma agrária e contra a exploração dos trabalhadores rurais; exploração de jovens, homens e mulheres; degradação do meio ambiente; entre outros temas que fazem a sociedade brasileira ser palco de tantas injustiças sociais. Através da Romaria da Terra, a Igreja proclama que essa situação está em desacordo com o projeto de Deus e sugere a evangelização com um gesto concreto em defesa de trabalho e salário dignos para todos.


 


Em conjunto com a CPT, uma equipe composta por mais de quarenta pessoas se prepara para receber romeiros de todo o Estado, dada a grandiosidade do evento. Segundo o Pe. Chico Vannerom, coordenador da CPT local, assumindo a realização da Romaria da Terra Ribeirão expõe sua preocupação com a eliminação da pobreza e de tantos outros males que geram a escravidão do povo. “Tudo está sendo organizado cuidadosamente para que sejamos lembrados na história das romarias”, comenta.


 


A Romaria será iniciada com uma concentração, às 7 horas da manhã, na EMEI “Dr. João Gilberto Sampaio”, localizada na rua Pindamonhangaba, 851 (na rotatório da av. Costa e Silva com a av. Thomás Alberto Whately), e seguirá em direção ao pré-assentamento Mário Lago (antiga Fazenda da Barra), no bairro Ribeirão Verde. Após percorrer cerca de 11 km, os romeiros participarão de um ato político e de uma missa celebrada pelo bispo responsável pela CPT estadual, Dom Maurício Grotto de Camargo, e com participação do arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano de Lima Júnior. A atividade será encerrada com um show de viola.