PCdoB/SP lança 33 pré-candidaturas municipais

Em reunião da direção estadual do PCdoB/SP, nesta final de semana (14 e 15/07) foi analisada a aplicação da tática para as eleições municipais de 2008. No balanço geral, há 33 pré-candidaturas que buscam consolidar frentes políticas e apoio para a

Para a presidente estadual do partido, Nádia Campeão, a nova tática eleitoral do PCdoB em lançar candidaturas próprias onde estiver organizado tem levantado grande debate e a necessidade dos militantes se posicionarem diante dos novos desafios. Em geral, as posições são favoráveis à movimentação de apresentar candidaturas próprias. ''Há uma diversidade de dificuldades que estamos buscando superar, como a ampliação do partido para novas filiações, constituir chapas próprias de vereadores e superar a velha tática de concentração e a reestruturação das direções municipais. No geral, nosso movimento tem sido êxitoso'', afirmou Nádia na reunião da direção estadual.


 


O PCdoB/SP está organizado em 200 municípios no estado, com variados níveis de acumulação política. Na reunião da direção estadual foram destacados 65 municípios mais populosos e/ou onde o debate está mais adiantado.


 


Entre os 20 municípios com mais de 200 mil eleitores, o PCdoB apresentou pré-candidaturas em 11. São as cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Campinas, Diadema, Mogi das Cruzes, Santos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru e Jundiaí. 


 


Seis pré-candidaturas estão localizadas em cidades com mais de cem mil habitantes e outras 16 com menos de cem mil habitantes.


 


A expectativa da direção estadual do PCdoB/SP é buscar ampliar este número de pré-candidatos até o final de setembro, com o desenvolvimento do debate nas cidades mais estruturadas onde ainda não definiram o plano eleitoral e através de novas filiações ao partido.


 


Filiações


 


O PCdoB também articula novas filiações para a disputa das prefeituras. A mais destacada é a filiação de Pedro Bigardi (ex-PT), que disputou as últimas eleições em Jundiaí, conseguindo ir ao 2º turno em 2004. A filiação de Bigardi significa um reforço destacado para as disputas municipais e Jundiaí passa a ser uma das mais importantes cidades em que o PCdoB pode alcançar êxito político e eleitoral.


 


Outras filiações importantes estão acontecendo em diversas cidades, sobretudo no interior e Grande São Paulo. Lideranças sindicais e populares, como vários membros do Sindicato dos Metalúrgicos de Cajamar e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sertãozinho e Ribeirão Preto, Élio Cândido.


 


A linha política do PCdoB/SP é acelerar os processos de filiações de lideranças populares e diversos dirigentes dos movimentos sociais para ampliar o quadro de candidaturas majoritárias e chapas próprias de vereadores.


 


Rodrigo de Carvalho, pelo Vermelho-SP