Diap destaca atuação de parlamentares do PCdoB
A lista dos 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional, publicada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), destacou quatro parlamentares do PCdoB entre os mais influentes do cenário nacional.
Publicado 16/07/2007 17:33
A novidade da lista, nesta legislatura, é a grande presença de novatos entre os deputados e senadores mais importantes. Dos eleitos, 23 são novatos. Os congressistas selecionados foram classificados em cinco categorias: formadores de opinião, articulador/organizador, debatedor, formulador e negociador.
Entre os primeiros oitos parlamentares influentes, o deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA) foi classificado como articulador/organizador. O comunista entende que essa referência aconteceu, em primeiro lugar, pela atuação coletiva do Partido. “O PCdoB tem uma bancada pequena, em termos numéricos, mas com grandes qualidades, entre as quais, a unidade na ação. Divido e credito essa referência à dimensão coletiva do Partido, que determina inclusive minha linha de atuação”, afirma.
Em segundo lugar, o parlamentar diz que sua experiência técnica jurídica o ajudou. Dino ressalta ainda um terceiro ponto, que na sua compreensão é bastante importante. “O Diap é vinculado historicamente aos movimentos sociais e na luta em defesa dos trabalhadores, então se uma instituição com essa marca avalia positivamente o desempenho de um parlamentar, isso é especialmente importante” fala.
Além de Dino, outros três parlamentares comunistas estão na lista: o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que foi classificado como debatedor pela sua atuação e capacidade de discutir vários temas, o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), classificado como articulador/organizador pelo seu trânsito em todas bancadas e capacidade de articulação no Congresso e o líder do PCdoB na Câmara, o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), classificado como negociador, por ter bom trato com seus pares, liderança e capacidade de negociação.
Representação partidária
O Diap é o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, fundado em 1983, estruturado para atuar junto aos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional. É um instrumento dos trabalhadores que foi idealizado pelo advogado trabalhista Ulisses Riedel de Resende, atual Diretor-Técnico da entidade.
Clique aqui para ver a lista dos ''100 Cabeças do Congresso Nacional''
Alberto Marques
De Brasília
Leia também:
Partidos da base do governo reúnem 62% dos ''cabeças do Congresso''