Museus do Nordeste em debate
De domingo, 15/07 a quarta-feira, 18/07, Tauá sediará a terceira edição do Encontro Nordestino de Museus.
Publicado 14/07/2007 22:04 | Editado 04/03/2020 16:37
Pesquisadores, curadores e gestores culturais de diferentes localidades Nordeste afora se reúnem em Tauá a partir de amanhã, inaugurando mais uma edição do Encontro Nordestino de Museus. Em pauta, a discussão de uma política consistente para uma melhor composição, manutenção e difusão dos acervos já existentes. Com programação vasta, o evento segue, oferecendo aos participantes uma série de palestras, debates e oficinas.
Articulado localmente pela Fundação Bernardo Feitosa (FBF), mantenedora do Museu dos Inhamuns, o III Encontro Nordestino de Museus tem início com a fala da pesquisadora Cristina Bruno, professora da Universidade de São Paulo (USP), na qual expõe análise da “Ação museológica para preservação do acervo”. Em seguida, está marcada a mesa redonda “Museu, Memória e Inclusão Social”, composta pela pesquisadora Verônica Menezes (SE) e pela museóloga Sílvia Brasileiro, da Fundação Joaquim Nabuco (PE).
Regionalmente, a programação do encontro contou com articulação do Museu de Arqueologia Xingó (MAX), de Sergipe. Ainda no domingo, o diretor da instituição, Alexandre Diniz, em companhia do professor Mário Chagas, representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), participa da conferência “Política Nacional de Museus”. Têm presenças confirmadas para o III Encontro Nordestino de Museus o governador Cid Gomes e o titular da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), Auto Filho.
Troca de saberes
Articulando a consolidação do sistema museológico com uma perspectiva de inclusão social, o III Encontro Nordestino de Museus promove duas oficinas aos artistas da região dos Inhamuns. Do Maranhão, eles vão ter a oportunidade de conhecer a técnica da composição a partir de retalhos. Já de Pernambuco, vão trocar saberes na confecção de brinquedos artesanais. Gratuito, III Encontro Nordestino de Museus segue até quarta-feira.
Fonte:DN