PCdoB/DF convoca 14ª Conferência Regional
O PCdoB do Distrito Federal desencadeou o processo da 14ª Conferência Regional do Partido. O lançamento aconteceu ontem, dia 11, às 20h, na Associação Médica de Brasília, com a presença de Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB. Mais de 100 milita
Publicado 13/07/2007 11:57
Renato abriu o ato e falou sobre os quatro desafios do partido. O primeiro, disse, “é aglutinar mais as forças democráticas e lançar o Bloco de Esquerda em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, seguindo o mesmo caminho do ato que aconteceu recentemente em Brasília. Renato também chamou a atenção do partido para a disputa eleitoral de 2008, a necessidade de inserir mais os comunistas no movimento social e a luta por uma reforma política democrática.
O presidente do PCdoB/DF, Apolinário Rebelo, falou em seguida e disse que Brasília viveu um turbilhão político nos últimos quinze dias com a renúncia do ex-senador Joaquim Roriz. Apolinário disse que “Roriz dominou boa parte da vida política recente do DF com quatro mandatos de governador e um de senador e que sua renúncia aponta para a apuração de uma esteira de denúncias de crimes eleitorais e contra as finanças públicas que se estendem de muito longe”.
Convocou o partido a entrar mais na luta política, exigir a apuração das denúncias contra Gim Argello, suplente de Roriz, que também deve enfrentar investigações no Senado e na Justiça do DF.
O ex-ministro Agnelo Queiroz também fez uma saudação aos presentes e falou que o PCdoB aguarda o julgamento da ação que partido encaminhou ao Tribunal Regional Eleitoral-TRE/DF exigindo a impugnação da chapa de Roriz pelo uso da Companhia de Abastecimentos de Água do DF-Caesb, na campanha de 2006. A empresa alterou o número do telefone de contato com o público de 115 para 151, mesmo número de Roriz.
Por fim, falou Enelson Gomes, secretário de Organização do PCdoB/DF. Enelson disse que os debates da Conferência se darão em torno de um texto de balanço da ação do partido nos últimos dois anos e um projeto de resolução política com os objetivos do Partido até 2010, incluindo aspectos de organização e o projeto eleitoral.
Nos próximos 40 dias acontecem as conferências nas bases e nas cidades, e a Conferência Regional está marcada para 25 de agosto.
Da Redação em Brasília