Pesquisa deve ser prioridade na Amazônia, diz deputada
A deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou há pouco que a região amazônica deve ter como prioridades a formação de mais pesquisadores (captação de inteligência) e o fortalecimento e a criação de insti
Publicado 10/07/2007 17:39 | Editado 04/03/2020 16:13
Durante o debate, Vanessa Grazziotin defendeu a criação de um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Amazônia, que defina recursos para a efetiva implantação do Plano Amazônia Sustentável. A deputada lembrou que esse plano foi criado pelo governo em 2003, como um novo modelo de desenvolvimento da região, mas até hoje não saiu do papel como deveria.
A parlamentar destacou que a Comissão da Amazônia está empenhada em levar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a reivindicação de que a Amazônia seja vista e ouvida com prioridade.
Incentivo à pesquisa
O deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que representa a Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, ressaltou a necessidade de fortalecimento dos institutos de pesquisa na Amazônia para que, por meio do conhecimento, se alcance o desenvolvimento da região. Ele também defendeu um maior incentivo à produção tecnológica no País.
AGÊNCIA CÂMARA