Ministro do Esporte e ex-atletas medalhistas em Pan são homenageados no Rio

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., participou neste domingo (24) do prêmio promovido pelo Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, que levou seu nome. A proposta do prêmio foi homenagear os esforços do ministério pelo desenvolvimento do esporte e

O ministro Silva Jr. agradeceu à cidade do Rio pelo gesto honroso e lembrou da importância de o Brasil sediar os Jogos Pan-americanos de julho: “O sucesso do Pan permitirá a estruturação de uma matriz de formação de atletas, a aproximação do esporte com as escolas e um salto de qualidade capaz de transformar a realidade desportiva no país”, afirmou. O secretário Nacional de Alto Rendimento, Djan Madruga, que acompanhou o evento, ressaltou: “O que está sendo feito para este Pan é inédito. A classe esportiva já atestou que nunca houve um trabalho para o esporte como foi feito nessa gestão”, disse.



Também foram homenageados o presidente do Comitê Organizador Rio 2007 (CO-Rio), Carlos Arthur Nuzman, e 15 ex-atletas medalhistas em Pan-americanos.



Também estiveram presentes ao evento os ex-atletas: Luisa Parente, medalhista da ginástica olímpica em Indianápolis-87 e Havana-91; Alexey, medalhista do basquete em 87; Dulce Thompson, medalhista do vôlei em Caracas-83; Jacqueline Silva, João Alves Grangeiro e Denise Mattioli, medalhistas do vôlei de San Juan-79; Alexandre Abeid, medalhista do vôlei em Cali-71; Mario Dunlop, medalhista do vôlei em Winnipeg-67; Lucia Mendes, Maria Alice Ricciardi e Roque Maron, medalhistas do vôlei em Chicago-59; e Celma Freire, medalhista do vôlei em 55.



Histórico do Brasil em Pan



Na história de todos os Pan-americanos, desde o primeiro, em 1951, até o mais recente, em 2003, o Brasil acumula 187 medalhas de ouro, 243 de prata e 336 de bronze, num total de 766 medalhas. Com essas conquistas, o país figura em 5° no ranking histórico de medalhas.