Conselhos de saúde avançam na informação

O Secretário da Saúde do Estado do Ceará, João Ananias, foi enfático quando destacou a importância do controle social na construção da equidade do SUS: ¨enquanto estiver como Secretário estarei na trincheira do reforço ao movimento popular¨. .

Uns muito fortes outros menos incisivos, mas todos os discursos afinados na defesa do fortalecimento do controle social no SUS, na entrega de computadores a 178 conselhos municipais de saúde. Antônio Alves de Souza, Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde, disse que ¨a importância da gestão participativa está em submeter ao controle social¨. Deixou bem claro o papel da SGEP e o compromisso do Governo Lula na participação popular: ¨implantar a política de gestão participativa é a nossa missão, com total respaldo de um governo que sabe o valor da participação popular no avanço do SUS¨. Dos 184 municípios cearenses, seis conselhos municipais de saúde não receberam computadores hoje porque faltava o cadastro no Sistema Nacional de Cadastro de Conselhos do Conselho Nacional de Saúde. Cadastrados, farão parte da inclusão digital. Além dos conselhos municipais de saúde, foi entregue um computador ao Conselho Estadual de Saúde.        


          


Em alto tom, o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, foi enfático quando destacou a importância do controle social na construção da equidade do SUS: ¨enquanto estiver como Secretário estarei na trincheira do reforço ao movimento popular¨. E lembrou aos que ainda não vêem o controle social como aliado, que ¨a gestão para ser eficaz, correr menos riscos de errar  deve compartilhar as idéias e o planejamento¨. João Ananias afirmou que o SUS já avançou muito. A correção, segundo enfatizou e recebeu, na forma de aplausos, o apoio da platéia de conselheiros de saúde, prefeitos, e secretários municipais, que lotou o auditório da Escola de Saúde Pública do Estado, tem que ser tripartite e com o fortalecimento do controle social. Não esqueceu das dificuldades financeiras do sistema de saúde: ¨estamos pressionando em todos os níveis de governo para o Ceará ter dinheiro novo¨. Reforçou a  necessidade de recursos para avançar assim: ¨sem dinheiro não chega nem no céu¨.  


            


O Presidente eleito do Conselho Estadual de Saúde, Haroldo Pontes, falou do perfil do conselheiro e da responsabilidade em fazer controle social. ¨O nosso trabalho deve ser com senso crítico, reflexivo e com responsabilidade¨.


 


Informou que no próximo semestre a capacitação em educação permanente chegará aos conselhos municipais. Desde ontem e até amanhã 70 conselheiros estaduais de saúde e mobilizadores sociais estão participando de capacitação do Programa de Formação de Conselheiros de Saúde do Ceará, da SGEP.


 


 


Fonte: SESA/Ce