Atual procurador-geral deve permanecer no cargo, indica Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Senado Federal o nome do atual procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, para ser reconduzido ao cargo. A mensagem de encaminhamento foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União.So

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, foi reconduzido para um novo mandato de dois anos. Ele obteve 85% dos votos em consulta realizada pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República), em 25 de maio, entre os procuradores da República. Também faziam parte da lista os nomes dos subprocuradores Wagner Gonçalves e Roberto Gurgel, atual vice-procurador-geral da República.


 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestigiou pela terceira vez a lista tríplice realizada pela ANPR que desde 2001 realiza consulta para a escolha da lista. A lista da ANPR vem sendo observada desde 2003, quando o presidente Lula escolheu o nome de Cláudio Fonteles, então o primeiro colocado da lista. Em 2005, Lula manteve a deferência à categoria escolhendo Antonio Fernando, o mais votado naquele ano.


 


A escolha do procurador-geral da República por meio de lista tríplice formulada pela categoria ainda não está definida em lei. Contudo, o presidente Lula tem optado por prestigiar a lista da ANPR considerando o fato de que em todos os demais ramos do Ministério Público da União, os procuradores-gerais de cada ramo são escolhidos a partir de listas indicadas pelas respectivas categorias.


 


A conduta de Lula é bem diferente da do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que ignorava a indicação da ANPR e indicava apenas aliados de seu governo para o cargo de procurador-geral.


 


Na próxima semana Antonio Fernando será sabatinado pelo Senado Federal. A posse para o segundo mandato está prevista para a sexta-feira (29/6).


 


Da redação,
com agências