Projeto da UECE participa da final de Concurso de Biotecnologia
O deputado Lula Morais parabeniza o projeto “Produção de água de coco em pó (ACP) para utilização em processos biotecnológicos” desenvolvido pelos pesquisadores da UECE, Dr. José Ferreira Nunes e Dra. Cristiane Clemente de Melo, que participou da final do
Publicado 21/06/2007 10:15 | Editado 04/03/2020 16:37
O evento tem como propósito identificar quais as oportunidades de fomento à pesquisa e sua transferência para a utilização na indústria nacional de forma a propiciar o surgimento de produtos e processos inovadores.
O projeto é de base tecnológica com foco na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de produtos que contenham como insumo básico a água de coco em pó (ACP).O produto contém todas as propriedades benéficas da água de coco e mais, apresenta-se de forma padronizada, sem a utilização de conservantes nem aditivos químicos, reduzindo gastos com armazenamento e transporte, diminuindo o risco de contaminação e podendo ser conservada por um período prolongado.
A tecnologia está pronta para ser transferida da área acadêmica para o mercado, em escala industrial, e seus usos alternativos terão impacto em relação a: saúde humana e animal; indústria alimentícia; indústria farmacêutica, com repercussão na medicina preventiva e indústria cosmética; criando importantes nichos de mercado e alavancando, por conseqüência, o agronegócio no Nordeste brasileiro.
A água de coco em pó (ACP), como insumo básico, pode ser utilizada diretamente de diferentes formas:
• Na saúde animal e humana como meio de cicatrização tecidual; como conservante de tecidos e órgãos para transplantes; como membrana de hidrogel para queimados; como prótese óssea e dentária substitutiva; como alimento funcional (nutracêuticos; p.ex.: alimento para pacientes hospitalares, repositor eletrolítico, produto fermentado – kefir).
• Na área cosmética, como produto com propriedades medicinais (cosmecêuticos).
• Na área de reprodução, na conservação e multiplicação de material genético animal e humano (espermatozóides, ovócitos e embriões).
• Na área da nanotecnologia, facilitando o processo de obtenção de nanopartículas (ferritas), na dispersão de nanotubos de carbono, na padronização e estabilização do tamanho das nanopartículas, na elaboração de ferro fluido, na elaboração de nanofármacos, possibilitando o controle da absorção e da liberação de princípios ativos, podendo diminuir a dose recomendada e/ou aumentar a potência do princípio ativo e do tempo de duração do efeito terapêutico, sem causar efeitos deletérios em outras células do organismo.
A utilização da água de coco em pó (ACP) em processos biotecnológicos encontra-se na linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e do doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), com várias dissertações e teses já desenvolvidas e em desenvolvimento.
Postado por assessoria Lula Morais