Sepror realiza encontro com organizações comunitárias de Manaus
Cerca de duzentos representantes de associações e conselhos comunitários, clubes de mães e cooperativas agrícolas são esperados para o 1° Encontro de Organizações Comunitárias de Manaus, que será realiza
Publicado 15/06/2007 16:53 | Editado 04/03/2020 16:13
O objetivo é promover a integração da Sepror com as organizações comunitárias de Manaus, planejar as ações da secretaria voltadas para essas comunidades e iniciar o seu processo participativo nos projetos que vão atendê-las. Entre os programas previstos para a capital está o projeto de hortas comunitárias. O evento será realizado na próxima terça-feira (19/06), no auditório da Assembléia Legislativa.
Entre os temas que serão apresentados e discutidos no evento estão ''os desafios e a política da Sepror para o desenvolvimento rural e urbano do Amazonas'' e ''as diretrizes da política da Sepror para Manaus''. Durante o encontro também serão oferecidas aos participantes, atividades como oficinas e dinâmicas de grupo.
De acordo com Wilson Paixão, Gerente da Agricultura Familiar, uma das intenções da Sepror é incentivar os agricultores comunitários a manter culturas de subsistência em seus próprios quintais, principalmente as hortaliças e árvores frutíferas regionais. ''Várias culturas simples podem ser desenvolvidas nos próprios quintais, como plantas medicinais, ornamentais e frutíferas. Nossa maior preocupação é aumentar a segurança alimentar por meio do melhoramento do nível dos produtos consumidos pela população urbana. Para isso, estamos apresentando várias propostas às comunidades e buscando parceiros para desenvolver estes projetos, inclusive em espaços de uso coletivo, onde a Sepror pode assessorar na parte de manutenção de hortas e arborização'' diz Paixão.
O secretário de Estado da Produção Rural, deputado Eron Bezerra, destaca a importância das organizações comunitárias para agricultura familiar no Amazonas. ''O homem é um ser social e precisa trabalhar em comunidade para sobreviver. O associativismo e o cooperativismo representam grandes caminhos para o desenvolvimento da agricultura do Amazonas. Por isso, eventos como esse são importantes para incentivar essas organizações'', encerra.
De Manaus,
Mariane Cruz